EQST

Que Retrata Grande Serto?

Que retrata Grande sertão?

A obra retrata as aventuras e peripécias do ex-jagunço Riobaldo e de seu grande amor: Diadorim. ...

O que é Grande sertão Veredas?

Grande Sertão: Veredas” é uma narrativa do pós-modernismo brasileiro (geração de 45). Consiste em um longo diálogo/monólogo em que o protagonista, Riobaldo, velho jagunço que trocara a vida da jagunçagem pela tranquilidade da fazenda, narra a sua vida a um jovem doutor que chegou a suas terras.

Onde se passa Grande sertão Veredas?

A obra se passa no sertão brasileiro, em área que acredita-se, corresponda a parte dos estados da Bahia e de Minas Gerais. Apenas alguns lugares citados no livro são reais, sendo boa parte fruto da imaginação do autor.

Qual o tema do livro Grande sertão Veredas?

Os temas giram em torno das clássicas questões filosóficas ocidentais, tais como a origem do homem, reflexões sobre a vida, o bem e o mal, deus e o diabo. Porém, Riobaldo não consegue organizar suas ideias e expressa-las de modo satisfatório, o que gera um relato bastante caótico.

Quem matou Joca Ramiro?

Hermógenes (Tarcísio Meira) mata Joca Ramiro.

Qual a grande questão que surge no texto sobre a qual o narrador Riobaldo discute?

Nesses relatos, o personagem faz muitas reflexões sobre algumas questões filosóficas, como a existência ou não de Deus e do Diabo e a definição do que é o bem e do que é o mal. Além disso, Riobaldo retrata toda a paisagem do sertão pelo qual passa, contando sobre os acontecimentos de sua vida.

Quem escolhe a busca não pode recusar a travessia?

Não, não podemos recusar a travessia, pois já elegemos a nossa busca, e o compromisso mais saudável não é o que está livre de dúvidas, mas o que existe apesar delas. Se por algum motivo você cansar, faça como eu, aprenda a descansar, não desista.

Como morreu Diadorim?

Não havia ninguém nas ruas. Foi esse trecho do Rio do Sono que o bando de Riobaldo atravessou para o combate final com Hermógenes. Ali, no centro do povoado, Diadorim cravou a faca em Hermógenes, que sucumbiu. No embate, Diadorim foi ferida mortalmente.

E junto dos bão que a gente fica Mio autor?

Trata-se de um dos grandes clássicos da literatura brasileira, obra-prima do ilustre Guimarães Rosa, escritor mineiro e um dos maiores autores nacionais.

Porque eu só preciso de pés livres de mãos dadas e de olhos bem abertos?

Porque eu só preciso de pés livres, de mãos dadas, e de olhos bem abertos” Guimarães Rosa.