Kaizen é uma palavra japonesa que significa “melhoria”....Como aplicar o Kaizen?
A melhoria contínua se baseia nas experiências das próprias pessoas que participam das atividades. O Kaizen torna o processo de Kaizen parte do dia a dia da produção, desde o chão de fábrica até as lideranças. Após uma atividade ser melhorada ela se torna padrão. Assim, qualquer processo pode ser melhorado!
Resumindo, Kaizen significa mudança para melhor e é uma ferramenta utilizada para a melhoria contínua. O Kaizen surgiu no Japão após a Segunda Guerra Mundial (década de 50), e o seu conceito tem origem industrial.
Confira o passo a passo para montar um kaizen eficiente!
WEG, Siemens e Ingersoll-Rand são as empresas vencedoras do Prêmio Kaizen-Lean
A filosofia Kaizen: melhoria contínua Ao invés de se prometer mudanças radicais em pouco tempo, pregam os adeptos, faça pequenas melhorias que levem, eventualmente, àquela grande mudança que você quer ver e foque diariamente em ser 1% melhor naquilo.
Conheça os princípios do método Kaizen e sua filosofia de melhoria contínua. O método kaizen se baseia na ideia de melhoria contínua, buscando o aperfeiçoamento diário e constante. Mudanças são processos necessários para todos os seres humanos.
Kaizen é uma palavra de origem japonesa que significa mudança para melhor, usada para transmitir a noção de melhoria contínua na vida em geral, seja ela pessoal, familiar, social e no trabalho. ... As mudanças feitas devem ser graduais e nunca bruscas, para não perturbar o equilíbrio da estrutura.
Ligação com Ferramentas da Qualidade Por se tratar de uma metodologia que busca reduzir desperdícios, o Kaizen está muito associado ao Lean Manufacturing, outra filosofia que visa a produção enxuta e otimizada. ... Outro conceito bastante utilizado pela filosofia Kaizen é o Just in time.
Ao se melhorar as atividades e processos, o kaizen visa eliminar o desperdicio, ou seja, pode ser a manutencao programada das maquinas de uma fabrica, ou a organizacao de um escritorio para que se consiga realizar processos de maneira mais rapida.
COMO APLICAR MELHORIA CONTÍNUA NA PRÁTICA
Também originário do mesmo país e da mesma época (pós-Guerra), o Kaizen sugere uma espécie de “forma” de se organizar e se portar diante dos processos, enquanto o Kanban é, ele mesmo, uma metodologia de processos.
2.
O Kaizen é baseado em uma estratégia barata; acredita-se que um aumento de produtividade pode ser obtido sem investimentos significativos, sem a necessidade de se aplicar somas astronômicas em tecnologias e consultores. Pode ser aplicado em qualquer lugar e não somente dentro da cultura japonesa.
A tradução de gemba é “lugar real”, ou seja, onde a ação da empresa acontece, como o chão de fábrica em uma indústria ou o salão de um restaurante (onde são servidas as refeições).
O PDCA é um ciclo de análise e melhoria contínua e pode ser considerado como o método mais geral para se trabalhar com qualidade. ... O ciclo PDCA facilita a tomada de decisões, estabelece a integridade, padroniza as atividades e determina o ideal relacionamento entre os objetivos com as especificações.