Eles passavam jenipapo na gengiva da criança para que nascessem fortes. Na fase adulta, depois de mastigar a carne, eles lavavam a boca com água e mastigavam wotcha, uma planta da mata. Também usavam fio de tucum para limpar os dentes e escovavam com um talo de capim, igual a um pincel, conta a cirurgiã-dentista.
Banhos públicos eram comuns e também era um costume tomar banho junto com convidados, por exemplo. E as pessoas também escovavam os dentes usando alecrim queimado.
Na Idade Média, além das aplicações de pastas de ervas aromáticas, como sálvia, era comum o bochecho com urina para “eliminar” o mau hálito. A primeira fórmula moderna do creme foi inventada por químicos ingleses no século 18. A receita incluía sal, carvão vegetal (!), pó de porcelana (!!) e de tijolo (!!!).
As sociedades cristãs na Idade Média foram capazes de atribuir um valor monetário às coisas consideradas como pertencentes à esfera do sagrado; um valor distinto daqueles que eram até então vigentes. ... Trata-se de um valor que pode ser traduzido em termos numéricos ou apenas em fórmulas qualitativas.
Guerra Gótica Guerras Antigas, invasões bárbaras, Baixa Idade Média, Império Bizantino, Justiniano I, Ostrogodos, Invasões Bárbaras, rei Totila, general Belisário, Narses, tribos germânicas, lombardos.
Na Idade Média, sob o ponto de vista moral da religião cristã, depois do pecado original cometido por Adão e Eva, o corpo humano passou a ser visto como depravado, responsável pela perdição da alma. era condenado por enclausurar a alma, impedindo-a de galgar os céus. ...
Essa ideia considerava a Idade Média como a Idade das Trevas. ... Além disso, durante o Renascimento, convencionou-se chamar a Idade Média de Idade das Trevas pelo fato de os renascentistas se colocarem como herdeiros do pensamento e da ciência desenvolvidos por gregos e romanos, fazendo renascer a cultura da Antiguidade.
Considerada por muitos como a “Idade das Trevas”, a Idade Média foi marcada por uma intensa transformação cultural, pois aos poucos a deterioração da herança cultural do Império Romano foi abrindo espaço para o surgimento de um outro tipo de cultura, baseada no poder crescente da Igreja Católica.
A atividade física (ou Educação Física?) na Idade Média era exclusivamente utilizada para o treinamento dos cavaleiros para as guerras, uma vez que a Igreja Católica que legitimou o seu poder através da fé (ou imposição da fé), fez valer o desprezo pelo culto ao corpo, dando uma extrema importância a salvação da alma, ...
A educação física na idade moderna é uma educação física que mistura tanto o aprendizado prático quanto o teórico onde em sala de aula se ensina também sobre a teoria dos esportes e a importância da prática esportiva.
Na Idade Contemporânea a Educação Física volta ser necessária e passa a ser ensinada nas escolas. Nesse período surgem o Handebol, o Basquetebol e o Voleibol. O Barão de Coubertin faz renascer os Jogos Olímpicos e divulga o esporte como meio de integração entre os povos.
Seu método tinha como objetivo do desenvolvimento das qualidades físicas, o aumento da energia e a exaltação das qualidades morais.