Na Antiguidade, quando não existia energia elétrica e muito menos geladeira, as pessoas tinham o grande desafio de conservar os alimentos. Eram usadas várias técnicas, como a de defumar, salgar ou secar ao sol alguns alimentos.
Provavelmente surgiu após a revolução agrícola e com a formação das primeiras aldeias onde o homem que já dominava técnicas de cultura tanto de plantas como de animais precisava conservar os excedentes de alimentos para o consumo futuro em épocas de crise ou seca.
A conservação correta destrói bactérias e enzimas. Isso não só evitará doenças alimentares, como também prolongará. A chegada de um alimento até a mesa da nossa casa é consequência de um longo processo de produção. ...
Os métodos de conservação dos alimentos têm o objetivo de aumentar a vida útil dos alimentos através de técnicas que evitam alterações microbianas, enzimáticas, químicas e físicas, entretanto, mantendo seus nutrientes e suas características organolépticas (aroma, sabor, textura).
Desidratação e secagem A desidratação e a secagem são importantes métodos de conservação de alimentos e ainda muito utilizados atualmente, pois são capazes de prolongar o prazo de validade dos produtos, fazendo com que eles possam ser guardados e armazenados por longos períodos.
CONSERVAÇÃO PELO CALOR A intensidade do tratamento térmico depende principalmente do valor pH, da composição e das características físicas do alimento e será resultado, do parâmetro tempo-temperatura. O processo pode ser feito no alimento já embalado ou, antes do seu acondicionamento.
O sal é indispensável para o funcionamento do nosso organismo, regula a quantidade de líquido do corpo e participa da transmissão dos impulsos no sistema nervoso. O sal foi o primeiro conservante natural dos alimentos. Pode parecer pouco, mas antes da geladeira, conservar a comida era um velho problema.
Os principais métodos de conservação dos alimentos são: armazenamento em câmaras frigoríficas, enlatamento, congelamento, secagem, liofilização, pasteurização e cura. O armazenamento em câmaras frigoríficas conserva os alimentos frescos em temperaturas baixas.
Alguns aspectos para o processamento e conservação da carne
A pasteurização pode ser feita através de dois métodos: Pasteurização rápida, que consiste no aquecimento do leite a 72oC a 75oC durante 15 a 20 segundos, ocorrido em um trocador a placas. ... Pasteurização lenta, que consiste no aquecimento do leite a 62oC a 65oC, durante 30 minutos.
Pasteurização é o processo utilizado em alimentos para destruir microrganismos patogênicos ali existentes. Foi criado em 1862, tendo esse nome em homenagem ao químico francês que o criou, Louis Pasteur.
A ultrapasteurização ou pasteurização UHT (do inglês "Ultra-High Temperature", temperatura ultra-alta), é um processo de esterilização de alimentos por aquecimento. ... O produto UHT mais conhecido é o leite, mas esse processo também é usado em sumos de frutas, cremes, iogurtes, vinhos, sopas e outros.
O leite cru é aquele que não foi submetido a homogeneização e processo térmico (pasteurização ou UHT) para redução/eliminação de bactérias patogênicas. Sendo assim, pode estar contaminado com microrganismos como, por exemplo, Salmonella, E.
No processo de padronização, inicialmente ocorre uma separação do leite integral, uma parte é armazenada e o restante passa por uma centrifuga desnatadeira, então, o leite é dividido em: o creme (elevado teor de gordura) e o leite desnatado.