O vulcanismo ocorre do interior da Terra para a superfície, quando há o extravasamento do magma em forma de lava, além dos gases e fumaça.
Os vulcões são uma manifestação superficial da energia interna da Terra, sendo o vulcanismo um fenômeno natural de grande importância, que acontece na crosta terrestre e, principalmente, no fundo dos oceanos, que cobrem 2/3 da superfície de nosso planeta. ... Dos vulcões provêem uma grande riqueza de recursos naturais.
A importância dos vulcões no planeta Terra, é dada porque eles formam novos solos, fornecem nutrientes minerais para serem absorvidos pelas plantas. ... Um dos benefícios de viver à sombra de um vulcão é que suas cinzas contêm nutrientes que convertem o solo onde são depositados em lugares férteis.
Elas constituem o conhecido Círculo de Fogo do Pacífico, onde 80% dos vulcões formam um alinhamento que vai da Cordilheira dos Andes às Filipinas, passando pela costa oeste da América do Norte e pelo Japão. ... A maioria dos vulcões ocorre em áreas montanhosas que acompanham as bordas das placas tectônicas.
Os vulcões trazem grandes benefícios como a formação de montanhas, contribuem para a fertilidade do solo, além de ser fonte renovável de energia, contribuindo para o desenvolvimento sustentável. Os rios que circundam as áreas vulcânicas apresentam águas quentes e se tornam pontos turísticos.
Isso é devido a liberação dos gases, fumaça, explosões, dentre outros. As lavas expelidas podem destruir tudo o que encontrar em seu caminho, entretanto, se por um lado elas são destrutivas por outro formam ilhas e contribuem na formação do relevo.
Benefícios do vulcanismo Solos férteis. Produção de energia elétrica em centrais geotérmicas. Produção de betão resistente a partir de lava. Estâncias termais.
Explosivas- Nas erupções explosivas os cones são essencialmente formados pela acumulação de piroclastos. Efusivas- Os vulcões predominantemente efusivos, quando formam cones, são baixos, pois a lava espalha-se por grandes superfícies. vulcanismo dos fundos oceânicos é do tipo efusivo. Espero ter ajudado.
De modo geral, há dois tipos principais de erupções vulcânicas:
De acordo com a quantidade e intensidade da lava expelida, classificamos os tipos de erupção vulcânica em efusiva, explosiva ou mista. Os vulcões são formações geológicas responsáveis pelo lançamento de magma (lava), cinzas e gases originários do manto (camada interna da Terra) para a superfície.
Desse modo, os vulcões são classificados em cinco tipos distintos: os Vulcões Escudo, Vulcões Monogenéticos (Cones de Escórias e Cones Hidroclásticos), Vulcões Compostos, Vulcões Combinados e Caldeiras.
A erupção mais violenta já registrada é a da caldeira vulcânica de La Garita, no Colorado, nos Estados Unidos. Ocorreu há 2,1 milhões de anos, deixou uma cratera de 35 por 75 km e alterou drasticamente o clima do planeta.
Alguns vulcões, como o monte Kilimajaro, na África, têm pouca probabilidade de entrar em erupção de novo: são os vulcões extintos. Monte kilimajaro, África.
Resposta: O processo de vulcanismo é resultado das características de pressão e temperatura contidas no subsolo. ... Quando a pressão é muito forte, as rochas que formam o vulcão racham, e o magma escapa pela superfície — é a erupção.
Os gases e cinzas lançadas nas erupções vulcânicas podem gerar impactos na qualidade do ar e interferir na temperatura. Assim, provocando o aumento da temperatura nos locais afetados. ... Entre os gases vulcânicos e as cinzas liberadas pelos vulcões, há também a emissão de enxofre.
A relação entre placas tectônicas e os terremotos ocorre pelo fato de que as áreas que contém mais placas tectônicas estão mais sujeitas a terremotos. Nesse sentido, o movimento e colisões de placas tectônicas pode levar a ocorrência de terremotos.
A atividade vulcânica pode causar tsunamis graças a um ou à combinação de vários factores: explosões submarinas, fluxos piroclásticos (correntes de gases, cinzas e rochas) e deslizamentos dos vulcões. Neste caso foi o colapso de um segmento de 64 hectares da ala oeste-sudoeste do vulcão durante a erupção.
Origem dos vulcões A maioria dos vulcões surgem nos limites entre placas tectônicas, já que, nos limites entre placas, ocorre uma movimentação causada pelas correntes de convecção do magma. Isso possibilita que, nesta área de instabilidade tectônica, seja possível o extravasamento do magma.