Cicatrização é o nome dado ao processo de reparação tecidual que substitui o tecido lesado por um tecido novo. A reparação envolve a regeneração de células especializadas, a formação de tecido de granulação e a reconstrução do tecido. Esses eventos não acontecem isoladamente, e sim, sobrepondo e se completando.
De uma maneira bem sucinta, a regeneração é o processo que ocorre em lesões de pequena extensão tendo o objetivo de recuperar estruturas perdidas a partir da proliferação de células e tecidos.
72 horas
Como clarear manchas na pele causadas pelo sol? 6 cuidados caseiros para diminuir o aspecto escuro
10 dias
Existe também a possibilidade de receber medicações para controle de dor e náuseas. Os desconfortos trazidos pela insolação costumam passar em um ou dois dias. No entanto, quando associado a queimaduras graves na pele e desidratação severa, o problema pode persistir por um tempo maior.
Além disso, é importante passar creme hidratante ou loção pós-sol sobre o corpo e tomar banho com água fria, pois ajuda a regular a temperatura do corpo e diminuir os riscos relacionados com a insolação.
Os primeiros sintomas da insolação são dores de cabeça, tontura, náusea, pele quente e seca, pulso rápido, temperatura elevada, distúrbios visuais e confusão mental.
Para isso, siga os seguintes passos:
Porém, é preciso atenção ao excesso de exposição solar para evitar a insolação, uma doença causada pelo excesso de exposição ao sol e ao calor intenso. Ela ocorre quando a temperatura corporal aumenta rapidamente e o organismo fica desidratado, causando febre que pode passar dos 39 graus.
Todas as infecções provocadas por vírus podem ser chamadas de viroses, como gripe (causada pelo influenza), HIV, HPV, herpes, dengue, zika e chikungunya. Esses agentes infecciosos podem ser transmitidos por gotículas lançadas ao ar, pela saliva, pelas fezes, pelo contato com fluido sexual e por picadas de insetos.
A virose pode causar diversos sintomas, como febre, dor de cabeça, cansaço, mal-estar, conjuntivite, coriza, sinusite, espirros, dor no corpo, diarreia, entre outros.
"A virose costuma ser mais branda e dura entre dois a cinco dias", explica o médico Alexandre Sakano, gastrocirurgião da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo.
As respiratórias são transmitidas por gotículas da boca ou do nariz da pessoa infectada para a pessoa saudável. As gastrointestinais também têm essa forma de transmissão além da transmissão fecal-oral. Nos dois casos podem ser transmitidas através de objetos ou alimentos contaminados.
Como prevenir as viroses?