Em geral, o senso comum atribui aos historiadores e historiadoras dois ofícios principais: a docência e a escrita da História (pesquisa). De fato isso não está errado. Mas embora em muitos países tais características sejam predominantes, o ofício do historiador hoje em dia não se limita apenas a isso.
“Fonte Histórica” é tudo aquilo que, por ter sido produzido pelos seres humanos ou por trazer vestígios de suas ações e interferência, pode nos proporcionar um acesso significativo à compreensão do passado humano e de seus desdobramentos no Presente. As fontes históricas são as marcas da história.
fontes materiais: objetos, peças e sítios históricos; documentos, fotos, pinturas, etc. fontes imateriais: a história oral, as lendas, as tradições, os costumes, usos, etc. fontes primárias: são as fontes diretas. ex: uma entrevista, uma pesquisa em documentos(ex: fichários, arquivos, etc.)
As fontes historicas sao materiais e imateriais. exemplo: Materiais: Documentos escritos de varios tipos,livros,fotografias,roupas,cartas,pinturas,monumentos etc. Imateriais: Memorias,musicas,lendas,linguas,crencas etc.
As fontes históricas podem ser dos mais diversos tipos. Temos, por exemplo, as fontes escritas, que podem ser documentos, atas, textos, livros e etc. As fontes orais, geralmente como discursos e entrevistas. Fontes imagéticas, manifestadas através de fotografias, desenhos ou outro tipo de material artístico ou não.
São fontes que podem nos ajudar a entender o passado. Por exemplo: Fotos, Vídeos, gravações de voz, manuscritos, livros, esculturas, etc. ... Fontes Escritas são livros, revistas, jornais, manuscritos, etc.
Fontes não escritas: fotografias, pinturas, mapas, fósseis e relatos orais. Materiais: vestígios como utensílios, fósseis, monumentos, documentos escritos, pinturas.
Não escritos: são acontecimentos do qual n tem escritura , as vezes algum monumento, mas nada escrito no papel.
As fontes orais são todas as coisas que são transmitidas por meio das palavras, como mitos, fábulas, músicas e a poesia não-escrita - a Ilíada, por exemplo, foi transmitida apenas oralmente por séculos - e ajudam a compreender o dia a dia de um povo e como compreendem a natureza.
Complementando a documentação, a utilização de fontes orais é imprescindível para preencher as lacunas deixadas pelos documentos escritos na reconstrução dos fatos históricos.
As fontes orais permitem, de uma forma organizada, o conhecimento e compreensão de valores sociais, religiosos e educacionais, normas, comportamentos veiculados por esta oralidade. A tradição oral constitui um patrimônio da comunidade negra.
Verificado por especialistas Mas as sociedades orais possuem uma característica, elas passam de geração em geração a sua história. Mesmo oral, nunca muda, é claro que pode ser acrescentado algo com o passar do tempo. Por isso é possível escrever, se eu ouvir algo logo poderei escrever.
As fontes históricas são de muítissima importância para os historiadores , por que? Elas trazem provas,documentos oficiais,que podem ser vistos como pinturas,fotografias,documentos escritos e vestígios materiais. O que facilita e muito a pesquisa do historiador.