Kiichiro Toyoda
Henry Ford
A companhia vende carros e veículos comerciais sob a marca de Ford e a maioria de seus carros de luxo sob a marca Lincoln. Ford também possui o fabricante brasileiro de jipes e fora de estrada Troller, o fabricante de carros australiano FPV e a fabricante brasileira de caminhões Ford Caminhões.
Detroit, Michigan, EUA
Hoje a Ford possui fábricas em Taubaté, Tatuí, São Bernardo do Campo e Camaçari, onde são fabricados 250 mil veículos por ano.
Henry Ford fundou a Ford Motor Company em 16 de junho de 1903. Dez anos depois, inaugurou uma nova era na história industrial ao introduzir a linha de montagem contínua na sua fábrica em Dearborn, EUA, para a produção em série do Modelo T, técnica de manufatura que marcou a revolução industrial do século 20.
Dearborn, Michigan, EUA
Confira o listão!
A Ford anunciou ontem o fechamento das três fábricas que ainda mantinha no Brasil. Em 2019, a montadora já havia encerrado as atividades da sua unidade em São Bernardo do Campo (SP), como parte dos seus esforços de reestruturação global.
"Continuidade do ambiente econômico desfavorável" e "pressão adicional causada pela pandemia" de covid-19. Essas foram as duas principais justificativas citadas pela Ford em sua decisão, anunciada na segunda-feira (11/01) por meio de um comunicado à imprensa, de encerrar a produção de veículos no Brasil.
De acordo com o comunicado da Ford, a decisão foi tomada no processo de reestruturação global da marca e que o fechamento das fábricas acontece após anos de redução das vendas no País. Em 2019, a Ford encerrou as atividades na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) e deixou de vender o modelo Fiesta.
A decisão da Ford de fechar suas fábricas e se tornar uma simples importadora foi motivada pela perda de incentivos fiscais na fábrica de Camaçari (BA). Ou foi a gota d'água. O plano de subsídios se encerrou em dezembro. O governo decidiu renová-los a partir de janeiro, mas cortou-os pela metade.
Ao anunciar no dia 11 de janeiro o fim das operações locais de manufatura, a montadora informou que manteria as fábricas de Camaçari (BA) e Taubaté (SP) funcionando por mais alguns meses a fim de produzir peças de reposição para os modelos nacionais Ka, Ka Sedan e EcoSport.
A Ford segue no Brasil como marca, mas deixa de produzir no país. Assim, as fábricas de veículos em Camaçari (BA) e de motores e transmissões em Taubaté (SP) encerram a produção imediatamente, mantendo apenas a fabricação de peças por alguns meses para garantir disponibilidade de estoques de pós-venda.
Segundo a empresa, trata-se de uma "mudança de foco". A montadora optou por deixar de produzir modelos nacionais para vender apenas importados, de maior lucratividade. Mesmo assim, para o Brasil, nada de bom. Ao longo de 2021, deve acontecer a extinção de ao menos 5 mil postos de trabalho nas fábricas fechadas.
Carros perdem valor Raphael Galante, consultor da Oikonomia Consultoria Automotiva, diz que a desvalorização é uma consequência inevitável para quem acabou de tirar um Ford zero da concessionária, mas ainda não se sabe quanto. — Quem comprou um carro Ford nos últimos 60 dias realmente viu seu produto desvalorizar.
"Muitas concessionárias da Ford vão fechar as portas. ... Em uma carta enviada aos concessionários, obtida pela reportagem da EXAME, a Ford afirma que os clientes da marca "continuarão sendo amplamente atendidos pela operação de vendas, serviços, peças de reposição e garantia, em todo o país".
Quais modelos da Ford vão sair de linha? A fabricante informou que somente os modelos que são produzidos no Brasil irão sair de linha. São eles: Ka hatch, Ka Sedan e Ford EcoSport, todos produzidos em Camaçari (BA).
Carros que vão sair de linha definitivamente em 2020
Conheça alguns carros que saíram de linha em 2020 no Brasil
8 carros 0 km que não vale a pena comprar
Relembre os carros que saíram de linha em 2020
Após quase 22 anos de produção ininterrupta, o Fiat Palio saiu oficialmente de linha no Brasil. A fabricante confirmou a informação antecipada pelo site Autos Segredos nesta quinta (22). Além do hatch, o Punto também saiu de cena oficialmente. A dupla foi substituída pelo Argo, lançado no primeiro semestre de 2017.