O peão avança a uma casa ocupada por uma peça adversária, que esteja diagonalmente à sua frente, numa coluna adjacente, capturando aquela peça. A captura en passant ou na passagem é um captura especial de peões. O peão pode andar duas casas na primeira vez que se move.
A Dama ou Rainha é uma peça maior do jogo de xadrez, representada nos países lusófonos pela letra D nas notações algébricas. ... A Dama movimenta-se em linhas retas pelas fileiras, colunas e diagonais no tabuleiro. Não pode pular suas próprias peças ou as adversárias e captura tomando a casa ocupada pela adversária.
Cada jogador de xadrez usa 16 peças para jogar: 2 torres, 2 cavalos, 2 bispos, 1 rainha, 1 rei e 8 peões. Cada peça possui uma posição inicial no tabuleiro.
Peões: Só podem se mover uma casa ou duas casas para frente (durante a primeira jogada), e também podem matar na diagonal peças do time adversário. Torre: Se movimentam em linha reta ou para os lados, por todas as casas. Cavalo: Se movimenta em L. Bispo: Se movimenta somente na diagonal por todo o tabuleiro.
O rei
rainha
Se um peão chegar do outro lado no tabuleiro do xadrez ele será promovido a rainha ou torre ou bispo ou cavalo, normalmente é escolhido a rainha por ser uma peça mais poderosa. Nunca vi uma regra específica para com o rei, quando ele atravessa o tabuleiro até o outro lado.
Resposta. Resposta: A partida acaba em empate.
O Rei é a única peça que não pode ser capturada. Portanto quando ele está em Xeque, é obrigado a sair dessa posição de ataque.
Existem três formas de escapar de um xeque: - Capturar a peça atacante; - Interpor uma peça entre o Rei e a peça atacante; - Mover o Rei para uma casa que não esteja sob ataque.
* 1 ponto É o final do jogo, quando acontece a vitória do jogador que fez a jogada de xeque. É necessário usar apenas uma peça para que aconteça o xeque mate. É quando o adversário desiste da partida. É quando capturo a rainha do meu adversário.
Xeque mate é uma jogada do xadrez que representa o final da partida. Nesta situação, o rei não pode ser coberto por nenhuma outra peça nem mover-se para nenhuma outra casa sem ser tomado por uma peça do adversário. No xadrez, quando acontece apenas o "xeque", o rei está ameaçado, mas ainda pode escapar.
De maneira muito eficaz, para se chegar ao xeque-mate, o mais indicado é atacar com peças maiores, ou seja, peças que possuem maior poder dentro do tabuleiro, sendo elas a rainha e a torre, por exemplo.
Xeque-mate (em persa شاه مات, significando rei se render), ou simplesmente mate, é uma expressão usada no enxadrismo para designar o lance que põe fim à partida, quando o Rei atacado por uma ou mais peças adversárias não pode movimentar-se para outra casa, tomar a peça que o ameaça ou bloquear o ataque com outra peça.
substantivo masculino Lance que põe fim a uma partida de xadrez, ocorre no momento em que o rei sofre um ataque do adversário e não se pode mover para as casas adjacentes nem ser defendido por outras peças; mate: a partida durou pouco tempo, o xeque-mate foi dado em menos de dez lances.
Xeque-mate é quando você deixa o Rei do adversário impossibilitado de se mover no tabuleiro, por qualquer direção. ... Xeque é quando você ameaça o Rei do adversário, por exemplo, se eu mover minha Rainha a frente do Rei adversário, o Rei ficará em Xeque, pois ele está no "caminho" da Rainha.
É o que se passa no exato momento amoroso.
Xeque-mate Caso ele diga que sim, quer começar uma relação séria com você, diga que você não suportará esse tipo de comportamento e seja feliz. Se ele disser que não, engula o choro e diga que não gostou nada de ser feita de boba. Deixe claro que ele não vai conseguir nenhuma mulher se continuar agindo assim.
Xeque mate é uma jogada do xadrez que representa o final da partida. Nesta situação, o rei não pode ser coberto por nenhuma outra peça nem mover-se para nenhuma outra casa sem ser tomado por uma peça do adversário. No xadrez, quando acontece apenas o "xeque", o rei está ameaçado, mas ainda pode escapar.
Xeque: Quando o rei é diretamente ameaçado, diz-se que está em xeque; se não tiver defesa, é xeque-mate e final de partida. Notação: Se uma jogada deixou o rei do oponente em xeque, costuma-se adicionar um "+" à descrição do lance. Se for um xeque-mate pode-se usar "++" ou "#".