Trata-se de uma abordagem que entende os indivíduos como seres pensantes, com razão e emoção. ... Para isso, a Psicologia Humanista busca conhecer o indivíduo de modo a humanizar o seu aparelho psíquico. Assim, ela segue o lado oposto de abordagens que tem a visão do ser humano como um ser condicionado pelo mundo externo.
A Educação Humanista tem como foco a ideia de que todos devem ter igualdade de oportunidades. Para isso, busca atender às necessidades e o bem-estar do aluno, colocando o conhecimento técnico – matemática, língua portuguesa e afins – e as relações humanas em harmonia.
Teóricos
Os principais interesses de estudo nesta época foram: o desenvolvimento intelectual, maturação e crescimento. Começa-se a criticar os métodos existentes de pesquisa na área do desenvolvimento humano. Sendo que a maioria das pesquisas ainda usa métodos descritivos e normativos.
As principais etapas da vida humana são: infância, adolescência, fase adulta e velhice. Há também as fases de transição entre as etapas da vida, como: Puberdade, Juventude e as mulheres que passam por uma fase chamada de climatério.
A Psicologia do Desenvolvimento estuda o desenvolvimento psíquico e da personalidade, as leis internas desse processo, bem como as causas que dão origem às principais tendências e características psicológicas, nas suas diferentes etapas.
Nessa concepção, a importância da Psicologia da Aprendizagem tem como objetivo lógico e único o estudo do homem psicológico em distinção às outras espécies “irracionais”. Ela estuda a evolução da capacidade intelectual, motora, sociável e afável do ser humano.
O processo de aprendizagem acontece a partir da aquisição de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes através do estudo, do ensino ou da experiência. A construção de conhecimentos em sala de aula deve se constituir de forma gradativa adequando-se a cada estágio do desenvolvimento da criança.
O desenvolvimento geral do individuo será resultado de suas potencialidades genéticas e, sobretudo, das habilidades aprendidas durante as várias fases da vida. A aprendizagem está diretamente relacionada com o desenvolvimento cognitivo. As passagens pelos estágios da vida são marcadas por constante aprendizagem.