Por exemplo: Entre a nota Dó e a nota Mi, existe um intervalo de 2 tons. Esse intervalo será classificado de acordo com a ordem natural da notas: Se a nota Dó é a primeira nota da escala, a nota Mi ocupa a terceira posição: Portanto, dizemos que Mi é a terça de Dó.
Intervalo é termo de análise melódica. Onde se observa a distância entre dois sons por alguns quesitos.
Intervalos de quinta, sexta e sétima Para os de sétima ascendente ( de dó a si) temos 11 semitons e para o de sétima descendente ( de dó a ré) apenas 10 semitons. ... É por essa razão que chamamos alguns intervalos de maiores e menores e outros de justos.
Intervalo é a distância entre duas notas musicais. ... Os intervalos são importantes pois são a base das escalas e acordes. Por exemplo, para formarmos um acorde maior usamos a Tônica, terça maior e quinta justa. Terça maior e quinta justa são intervalos calculados a partir da Tônica.
Em música, uma oitava é o intervalo entre uma nota musical e outra com a metade ou o dobro de sua frequência. Refere-se igualmente como sendo um intervalo musical de 2/1. O nome de oitava tem a ver com a sequência das oito notas da escala maior: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó, a que se chama igualmente "uma oitava".
ACHANDO A NOTA DA OITAVA Para ter uma OITAVA precisamos de 6 tons inteiros! Vamos contar até a metade do caminho e depois a outra metade. De Dó até Fá temos 2 tons e 1 semitom. De Fá até Dó temos 3 tons e 1 semitom.
A linha de oitava (8ª........), quando colocada acima ou abaixo de uma nota ou de um grupo de notas, indica que as mesmas devem ser executadas respectivamente uma oitava acima ou abaixo.
Dizer que uma nota está uma oitava acima significa dizer que a nota é a mesma, porém ela está em uma região mais aguda do instrumento. ... Por isso o nome “oitava”. Usamos aqui o exemplo de Dó, mas isso é válido para qualquer nota, desde que se comece e termine na mesma nota.
As notas são distribuídas na partitura de modo que as mais graves estejam posicionadas na parte de baixo da pauta e as mais agudas na parte de cima, de modo que cada uma ocupe uma linha ou em um espaço, consecutivamente.
Claves diferentes Se a clave tiver um 8 embaixo, quer dizer que todas as notas devem ser lidas uma oitava abaixo (ou: mais graves). Se o 8 estiver em cima, leia oitava acima (ou: notas mais agudas).
No entanto há alguns casos de padronização. O teclado das celestas costuma ter 49 teclas, organizadas em 4 oitavas, de Dó a Dó. O teclado dos cravos costuma ter 61 teclas, organizadas em 5 oitavas, de Fá a Fá. O teclado dos pianos modernos tem 88 teclas, organizadas em 7 oitavas, de Lá a Dó.
Cada oitava no piano tem sete teclas brancas (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si) e cinco teclas pretas (Dó sustenido/Ré bemol, Ré sustenido/Mi bemol, Fá sustenido/Sol bemol, Sol sustenido/Lá bemol e Lá sustenido/Si bemol).
Como ler Partitura