Como identificar o condiloma? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O condiloma pode ser identificado como uma verruga ou lesão presente na região genital e, no caso do condiloma acuminado, pode ter coloração esbranquiçado e ter aparência semelhante a um couve-flor. Além disso, é comum que no caso da infecção pelo HPV existam várias verrugas juntas.
O que significa condilomas?
O condiloma acuminado, conhecido também como verruga genital, crista de galo, figueira ou cavalo de crista, é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pelo Papilomavírus humano (HPV). Atualmente, existem mais de 100 tipos de HPV – alguns deles podendo causar câncer, principalmente no colo do útero e do ânus.
O que é crista de galo doença fotos?
As verrugas genitais, tecnicamente chamadas de condiloma acuminado ou, popularmente como "crista de galo", são lesões na pele produzidas pelo vírus HPV, que pode ser transmitido durante relações sexuais desprotegidas.
Como eliminar condiloma acuminado?
O tratamento pode incluir cirurgia para retirar as verrugas, aplicação de medicamento no local, uso de laser, eliminação das verrugas com nitrogênio líquido (crioterapia) e uso de medicação para melhorar a imunidade da pessoa, reduzindo os riscos de recidiva.
Como diagnosticar condiloma acuminado?
Lesões subclínicas – podem ser diagnosticadas por exames laboratoriais, como o exame preventivo Papanicolau (citopatologia), colposcopia, peniscopia e anuscopia, e também por meio de biopsias e histopatologia, a fim de distinguir as lesões benignas das malignas.
O que o condiloma pode causar?
O HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano) é um vírus que infecta a pele ou mucosas (oral, genital ou anal) das pessoas, provocando verrugas anogenitais (na região genital e ânus) e câncer, a depender do tipo de vírus.
Como tratar condiloma acuminado no homem?
Os tratamentos disponíveis para são: ácido tricloroacético (ATA), crioterapia, eletrocoagulação, podofilina, imiquimod, interferon, vaporização a laser e retirada cirúrgica. A escolha do tratamento deve ser indicada pelo médico ao paciente. Ela costuma depender principalmente do tamanho, número e local das verrugas.
Qual o exame para detectar HPV?
O diagnóstico do condiloma acuminado é clínico e pode ser confirmado por biópsia. Entre as técnicas utilizadas para o diagnóstico das lesões anogenitais induzidas por HPV, recomendam-se os seguintes exames: Colpocitologia oncótica de colo uterino; Citologia oncótica anal; Colposcopia; Anuscopia e Histopatologia(1).