O que uma pesquisa translacional? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A pesquisa translacional na saúde é entendida como pesquisa científica que objetiva reduzir o distanciamento entre a produção do conhecimento nos laboratórios e a aplicação prática na medicina, nos serviços de saúde, por meio de intervenções inovadoras para a população 12.
O que significa a palavra translacional?
O adjetivo translacional está registado no Dicionário Houaiss com o significado de «relativo à translação».
O que é saúde translacional?
Essa área é voltada para estabelecer a conexão entre a pesquisa biomédica básica e a inovação em saúde, de modo a gerar produtos – como vacinas e fármacos –, serviços e políticas que possam beneficiar a população.
O que estuda a medicina translacional?
O conceito de Medicina Translacional abrange três aspectos: a) a aceleração de transmissão de conhecimentos de pesquisa básica à aplicação clínica; b) aprofunda- mento de observações clínicas, em busca de melhor entendimento fisiopatológico pela interação com ciência básica; c) aplicação à população geral de ...
O que é pesquisa translacional na educação?
A pesquisa translacional em ensino, tem como objeto o processo de ensino (também chamado de ensino/aprendizagem), que envolve atores diversos, não somente professores e alunos e a intermediação técnica mais apropriada, com interdisciplinaridade.
O que é pesquisa translacional em fisiologia do exercício?
Estudo das adaptações agudas e crônicas em parâmetros antropométricos, neuromotores, metabólicos e psicofisiológicos em programas de atividade e exercício físico em diferentes populações.
O que é Psiquiatria translacional?
Estuda as bases biológicas e epidemiológicas dos transtornos afetivos (depressão e transtorno afetivo bipolar) e de transtornos mentais do idoso (depressão e demência). Investiga as bases neuropsicológicas dos transtornos acima.
O que é uma pesquisa básica e aplicada?
A principal diferença entre elas é que dentro da pesquisa básica o foco é gerar conhecimento, porém é gerá-lo sem necessariamente ter uma finalidade imediata. É conhecimento por conhecimento. Em contrapartida, a pesquisa aplicada tem a intenção de desenvolver e criar novas tecnologias palpáveis pela sociedade.
Qual o objetivo da pesquisa básica e da pesquisa aplicada *?
Enquanto a pesquisa básica é uma pesquisa científica focada na melhoria das teorias científicas, a aplicada consiste na realização de trabalhos originais com finalidade de aquisição de novos conhecimentos, porém dirigida primariamente para um determinado fim ou objetivo prático.
Qual o objetivo da pesquisa básica?
E é exatamente neste ponto que diferenciamos os dois tipos de pesquisas acima mencionados. Segundo especialistas, Pesquisa Básica é aquela que tem como objetivo principal gerar novos conhecimentos que virão a contribuir com o avanço e difusão da Ciência, no entanto, sem a necessidade de aplicabilidade prática.