A hematoxilina é um corante básico, que tem atração a substâncias ácidas (lembra que os opostos se atraem). Essas substâncias ácidas, portanto, são coradas pela hematoxilina, e recebem o nome de basófilas (que fixam corantes básicos, pois “gostam” de básicos). Mas nem tudo é ácido nas células e tecidos.
Coloração H&E ou coloração HE ou ainda coloração Hematoxilina-Eosina é a principal técnica de coloração de tecidos em histologia. ... A hematoxilina tem atração por substâncias ácidas (basófilas) dos tecidos, como os núcleos e o retículo endoplasmático rugoso e ácidos nucleicos.
A hematoxilina, preto natural 1 (Natural Black 1), classificada pelo C.I. 75290, é um composto que se obtém da planta leguminosa Haematoxylum campechianum, conhecida também pelo nome de Pau Campeche. É um produto natural que ao ser oxidado resulta numa substância de cor azul-púrpura escura denominada hemateína.
Coloração A parafina deve ser dissolvida e removida. Em seguida os tecidos na lâmina são reidratados por meio de uma série de soluções de álcool em concentrações decrescentes. Os cortes de tecido podem então ser corados com hematoxilina. Por sua natureza básica, a hematoxilina vai corar os ácidos nucleicos dos núcleos.
A clivagem consiste em reduzir as dimensões dos fragmentos dos teci- dos coletados. Dependendo do tipo de fixador empregado, a clivagem pode- rá ocorrer em até algumas horas após a fixação.
Clivagem holoblástica ou total: o zigoto divide-se completamente. Igual: O zigoto divide-se e forma blastômeros de mesmo tamanho. É observada em ovos alécitos (com quantidade de vitelo reduzida) e oligolécitos (pequena quantidade de vitelo, que está distribuído de maneira homogênea).
clivagem. (a) clivagem de um mineral: plano preferencial relacionado com a estrutura cristalográfica e com ligações cristalinas mais fracas que fazem com que o mineral tenha ruptura preferencial segundo esses planos.
A ruptura de alguns minerais ocorre, preferencialmente, segundo superfícies planas e brilhantes. A esta propriedade dá-se o nome de clivagem e aos planos, segundo os quais ela ocorre, planos de clivagem.
A identificamos dos minerais mais comuns é feita por suas propriedades físicas: dureza, clivagem, cor, cor do traço, brilho, hábito, densidade, fratura. Alguns ensaios químicos simples podem ser usados. ... Isso é uma propriedade vetorial que depende da estrutura cristalina do mineral.
Em geologia, uma fractura é uma superfície num volume de rocha onde não se observa deslocamento relativo entre blocos, distinta da falha, que apresenta deslocamento paralelo ao plano da fratura, e da diaclase, onde o deslocamento é perpendicular (afastamento).
Conforme a classificação baseada no comportamento e especificação dos falhamentos, existem três tipos de falhas geológicas: a normal, a inversa e a transcorrente. A falha normal – também chamada de falha distensiva – ocorre quando o bloco deslocado posiciona-se abaixo do plano da falha.
Já as falhas, ou falhamentos, são formadas a partir de movimentos provocados por enormes pressões que sucedem de maneira vertical e horizontal, exercendo uma grande força sobre rochas mais sólidas e rígidas, como por exemplo, as cristalinas. ... Com isso, acontece o deslizamento entre as rochas.
Quanto a sua classificação, as falhas podem ser classificadas de acordo com o tempo de vida do processo, ou seja, seu inicio, maturidade e fim. ... Um exemplo bem simples para entender isso é num processo produtivo, onde a entrada seria o insumo, ou matéria-prima, e a saída o produto ou serviço.
As dobras são o resultado do choque entre as placas tectônicas, já as falhas são a área onde elas se encontram.
Falhamento é o processo geológico em que se produz uma falha e é causado por tensões nas rochas e camadas geológicas de forma desde muito localizada até de extensões continentais.