Cada atleta corre um quarto da prova (4X100m ou 4X400m) e passa um bastão para o atleta seguinte de sua equipe, Este bastão, um tubo liso e oco de madeira ou metal, deve ser seguro durante todo o percurso. ...
São três as modalidades de revezamento medley comumente praticadas: o revezamento medley por distância, o revezamento medley por velocidade e o revezamento sueco. Nenhuma delas faz parte dos campeonatos mundiais de atletismo.
sete provas que são: 100 metros com barreiras, salto em altura, arremesso de peso, 200 metros, salto em distância, lançamento de dardo e 800 metros.
Verificado por especialistas. As provas oficiais de revezamento são de 100 metros ou 400 metros. Cada equipe é formada por quatro atletas (corredores) e o desenvolvimento da corrida é feita em equipe, passando o bastão entre os membros da equipe.
Nas disputas de revezamento, cada um dos quatro atletas percorre, conforme a prova, 100 ou 400 metros. Ao se aproximar do companheiro de equipe, o atleta deve repassar o bastão um tubo cilíndrico de até 30 cm de comprimento dentro da zona de passagem.
As corridas de revezamento são, obrigatoriamente, divididas em quatro etapas de 100 ou de 400m. Cada equipe de atletas, formada por quatro corredores, ocupa uma raia da pista de atletismo, de modo que sair da raia pode gerar desclassificação.
A prova é constituída por quatro percursos iguais de 100 metros, percorridos por quatro atletas alternadamente e em sequência, na mesma raia, completando uma volta inteira na pista padrão de 400 metros, carregando um bastão que deve ser passado entre eles. ...
Assim como a maioria dos esportes olímpicos, a corrida de revezamento também remete sua origem aos gregos. Na verdade, embora este seja um esporte, no começo era muito mais uma situação de entrega de correspondências, ou seja, os primeiros atletas das corridas de revezamento eram, na verdade, os carteiros da época.
A corrida de revezamento, segundo os historiadores, teve origem nos correios da Pérsia e do Egito. No ano de 559 a.C., Ciro, o rei do império persa, mandou construir cavalariças ao longo das estradas, a fim de poder receber, rapidamente, a correspondência de seus auxiliares, espalhados por todo o império.
As provas de revezamento são duas para ambos os gêneros: 4x100 metros e 4x400 metros. São realizadas entre equipes, cada qual com 4 atletas. A regra é: cada um desses atletas faz ¼ da prova. Ao fim do seu percurso, o atleta entrega um bastão para o atleta seguinte.
O objetivo é correr, dar a volta nos cones e passar o bastão para o próximo da fila até todos da equipe completarem a corrida.
Cada equipe tem uma raia que deve ser respeitada. A única exceção que permite que eles saiam é o caso do bastão cair. Ainda assim, o caminho nunca poderá ser menor do que o especificado na competição. No fim de cada circuito, os atletas têm um espaço de 20 metros para entregar o bastão.
Revezamento - A passagem do Bastão. Técnica da passagem de bastão por baixo, sem troca da mão. Neste tipo de passagem, o atleta passa o bastào movimentando o braço de baixo para cima. E para receber o bastão, 0 atleta deve manter o braço estendido atrás do corpo, a palma da mão virada para trás e o polegar para dentro.
As técnicas mais utilizadas são: Francês, Alemão, Passagem visual e Passagem não visual.
A expressão “Passagem de Bastão” é utilizada para referenciar os trabalhos que um time faz e que precisa ser continuado por outro time, e em algum momento o trabalho “sai de uma mão e vai para a outra mão”.
Resposta. Resposta: Explicação:Se deixar o bastão cair a equipe inteira será eliminada da prova .
Resposta. Se deixar o bastão cair a equipe inteira será eliminada da prova.
As regras da corrida de revezamento A única exceção que permite que eles saiam é o caso do bastão cair. Ainda assim, o caminho nunca poderá ser menor do que o especificado na competição.
As provas de salto dividem-se em: provas de salto vertical e de salto horizontal. As provas de salto verticais implicam o salto em altura e o salto com vara. As provas de salto horizontal abrangem o salto em distância e o salto triplo.
Os atletas competem em dez provas: corrida de 100m, salto em distância, salto em altura, lançamento de peso, lançamento de disco, lançamento de dardo, salto com vara, corrida de 1500m, corrida de 400m e corrida de 110m com barreira. Já no heptatlo é específico para mulheres.
Nas provas de pista temos as corridas de velocidade (100m, 200m, 400m, corridas com barreiras e revezamentos 4x100m e 4x400m) e corridas de meio-fundo e fundo (800m, 1500m, 3000 com obstáculos, 5000m e 10000m) além da marcha atlética e Maratona (que ocorre predominantemente nas ruas).
Parte das competições de atletismo é composta por modalidades de arremesso. São elas: arremesso do peso, lançamento do disco, lançamento do martelo e lançamento do dardo.
- Lançamentos e Arremessos: podem ser de dardo, disco, martelo e de peso. Consiste em lançar o objeto o mais longe possível do ponto inicial.
Segundo Homero, no ano de 1496 a.C. foi realizada a primeira prova de corrida considerada atlética. Ela foi organizada por Hércules. Segundo a lenda, Hércules, depois de peregrinar pelo mundo, realizando proezas incríveis, radicou-se na ilha de Creta e construiu um estádio neste local.
Lembrando que os esportes de marca são definidos como: “aqueles baseados na comparação dos registros dos índices alcançados em segundos, metros ou quilos. Exemplos: todas as provas do atletismo, como também patinação de velocidade, remo, ciclismo, levantamento de peso etc.