EQST

Como Feita A Cirtometria?

Como é feita a Cirtometria?

Seu procedimento é realizado utilizando-se uma fita métrica escalonada em centímetro, sendo realizada por um mesmo examinador. Para verificar a amplitude abdominal, utiliza-se a distância média entre o apêndice xifoide á cicatriz umbilical.

O que é expansibilidade torácica?

Normalmente, a expansibilidade é simétrica e igual nos dois hemitórax. Qualquer doença que afete a caixa torácica, sua musculatura, o diafragma, a pleura ou o pulmão de um lado, pode ser precocemente percebido pela assimetria dos movimentos ventilátorios, ao se compararem ambos os hemitórax.

Como medir a expansibilidade torácica?

A expansibilidade torácica foi avaliada através da cirtometria no 4º espaço intercostal em inspiração máxima e em expiração máxima e também através da biofotogrametria computadorizada torácica antero-posterior, subcostal e látero-lateral e a capacidade vital através da espirometria.

Quando consideramos normal a mobilidade torácica inferior?

Segundo Carvalho(6), em 1994 os valores considerados normais para indivíduos adultos e saudáveis estariam entre 6 e 7cm, com valores inferiores correspondentes a capacidades pulmonares reduzidas. Em 2001, Barros Filho e Lech(11) apresentaram como normais para a região dos mamilos valores superiores a 3cm.

Como fazer a perimetria de membros inferiores?

São realizadas mensurações da circunferência a cada 5cm acima e abaixo da fossa cubital. O avaliado deverá estar em pé, de lado para o avaliador, com os pés um pouco afastados, distribuindo o peso do corpo igualmente sobre os membros inferiores.

O que é expansão do pulmão?

A expansão pulmonar consiste na dilatação volumétrica dos pulmões, isto ocorre em cada inspiração, a medida que o fluxo aéreo entra nas via aéreas, e insufla os pulmões. A reexpansão pulmonar e realizada manual e/ou mecanicamente em áreas ou zonas pulmonares que não estejam dilatando fisiologicamente 11.

O que é a manobra de Ruault?

Descrição: Pela manobra de Ruault, amplitude normal bilateralmente. O observador de pé, na frente do paciente, pedindo para o paciente colocar o rosto para o lado, as mãos são colocadas verticalmente, de modo que as extremidades dos dedos atinjam as clavículas.

O que é uma crepitação?

Crepitação é o termo científico para os estalos, barulhos ou “cracks” que acontecem no joelho durante o movimento.

O que é estertores finos?

Os estertores são ruídos respiratórios adventícios descontínuos. Os estertores finos constituem sons breves e de alta tonalidade e os estertores grossos, sons de duração longa e baixa tonalidade.

O que é pleuropneumonia?

A pleuropneumonia causada pela bactéria Actinobacillus pleuropneumoniae é uma doença infecto-contagiosa de distribuição mundial, que causa lesões graves no pulmão e na pleura.

Quais são os ruídos Adventicios encontrados na ausculta pulmonar?

Os ruídos respiratórios anormais ou ruídos adventícios são classificados em sibilos, estertores, roncos e atritos ou, também, podem ser classificados pelo seu caráter contínuo e descontínuo.

Como se descreve uma ausculta pulmonar?

  1. Ausculta-se:
  2. 1-Murmúrio vesicular (ruido suave, mais intenso nas bases e diminuido ou ausente no precórdio)
  3. 2- Ruídos adventícios.
  4. 1-MURMÚRIO VESICULAR.
  5. 2-RUÍDOS ADVENTÍCIOS.
  6. RONCOS E SIBILOS.
  7. ESTERTORES.
  8. a) Crepitantes- ouvidos no fim da insp. ( PNM lobar, fibrose pulmonar, I. card c/ HAP, bronquiectasias)

O que é pulso Pedioso?

O pulso dorsal do pé (pedioso) é palpado lateralmente ao tendão do extensor longo do hálux, no prolongamento do pulso tibial anterior, sendo que a artéria dorsal do pé (pediosa) tem variação anatômica e pode apresentar dificuldade na palpação do pulso.

O que é um pulso física?

Um pulso de onda é uma perturbação que se propaga através de um meio. Uma onda pode ser mecânica se ela se propaga em um meio material (como o som, ou a onda em uma corda), ou não (como a luz, que é uma onda eletromagnética, e que se propaga no vácuo).