Construção geométrica
Na arquitetura contemporânea, a proporção áurea é utilizada em diferentes aplicações. Por exemplo, em um círculo dividido em duas seções por dois raios, em que o quociente da divisão do maior ângulo entre a parte inferior seja igual a Phi.
Na Arquitetura, a proporção é estudada desde a Antiguidade Clássica. É entendida como uma relação entre partes ou entre partes e o todo de uma edificação. Os arquitetos e engenheiros gregos e romanos primavam pelo belo e o harmônico e, para alcançarem seus objetivos, utilizavam a Proporção em seus projetos.
A aplicação do número de ouro tem inúmeras finalidades, sendo impossível determinar uma quantidade exata do emprego dessa razão. O termo f pode ser constatado em plantas diversas, como as flores, além de em triângulos e retângulos.
Também é possível desenhar o retângulo de ouro sobre as galáxias em espiral. No caso das moléculas de DNA, cada molécula mede 34 x 21 ångströms em cada ciclo completo da dupla hélice, e, na sequência de Fibonacci, os números 34 e 21 são sucessivos.
O número de ouro é o representante matemático da perfeição na natureza. Ele é estudado desde a Antiguidade e muitas construções gregas e obras artísticas apresentam esse número como base. O número de ouro é representado pela letra grega phi e é obtido pela proporção = 1...
Exemplo. Divida o número 120 em partes inversamente proporcionais aos números 4 e 6. Portanto, ao dividirmos o número 120 em partes inversamente proporcionais aos números 4 e 6, obtemos 72 e 48. A proporção é definida como a igualdade entre duas razões.
A razão de 21/7 é 3 A razão entre um número e outro é, basicamente, a divisão entre eles formando um valor constante de comparação com as frações que tem a mesma razão que elas.