Os métodos de estudo são técnicas utilizadas para aumentar o processo de aprendizado, focando na fixação de conteúdo. Dessa forma, o estudo fica mais eficiente, aproveitando melhor o tempo disponível. A utilização de métodos para estudo ajuda a reverter a “curva do esquecimento”.
Uma hipótese (do grego antigo ὑπόθεσις, transl. hypóthesis, composto de hypo, 'sob', 'abaixo de', e thésis, 'posição') suposição ou especulação é uma formulação provisória, com intenções de ser posteriormente demonstrada ou verificada, constituindo uma suposição admissível.
Os métodos quantitativos concentram-se na obtenção de informações por meio de ferramentas como pesquisas, questionários, etc. Uma vez que os dados são coletados com essas ferramentas de pesquisa, uma análise é geralmente realizada usando métodos estatísticos.
Os quantitativos são aqueles que empregam a quantificação tanto na coleta de informações, quanto no tratamento delas por meio de técnicas estatísticas. exemplos: O Teste de Hipóteses: É um método para verificar se os dados são compatíveis com alguma hipótese, podendo muitas vezes sugerir a não validade dela.
A principal diferença entre esses dois tipos de pesquisa é que a quantitativa é baseada em números e cálculos matemáticos, enquanto a pesquisa qualitativa tem base no caráter subjetivo, usando narrativas escritas ou faladas. ... A pesquisa quantitativa reúne dados que podem ser codificados de forma numérica.
A pesquisa qualitativa é uma metodologia de caráter exploratório. Seu foco está no caráter subjetivo do objeto analisado. Em outras palavras, busca compreender o comportamento do consumidor, estudando as suas particularidades e experiências individuais, entre outros aspectos.
Simplificando, a principal diferença entre pesquisa quantitativa e qualitativa é a seguinte: dados quantitativos apresentam os números que comprovam os objetivos gerais da pesquisa, enquanto dados qualitativos permitem compreender a complexidade e os detalhes das informações obtidas.
Como regra geral, use métodos de pesquisa qualitativa para explorar ideias, projetos ou processos que não exijam hipóteses concretas ou feedback estruturado e estatisticamente válido.
Felizmente, hoje, muitas revistas científicas publicam pesquisas qualitativas de modo habitual. ... Os pontos essenciais para a construção de um artigo nesta modali- dade de pesquisa abrangem todos os seus componentes tradicionais: título, resumo, introdução, objetivo, método, resultados e conclusões.
O professor Gilson Volpato, um dos pensadores mais respeitados na área de redação científica, recomenda dividir a redação da seção Material e Métodos em quatro etapas:
Saiba quais são os principais métodos de pesquisa
Em síntese, a metodologia deve conter os seguintes tópicos:
Na seção anterior, você aprendeu que uma pesquisa científica pode ser classificada quanto à natureza (básica ou aplicada), aos objetivos (exploratória, descritiva e explicativo) e ao método ou abordagem (qualitativa, quantitativa ou mista).