Contrato Didático
A intervenção pedagógica é uma interferência feita por um profissional da educação sobre o processo de desenvolvimento e aprendizagem do estudante no momento em que uma dificuldade é identificada.
O que são intervenções pedagógicas?
Alguns passos para realizar uma intervenção psicopedagógica:
Alguns passos para realizar uma intervenção psicopedagógica:
O psicopedagogo tem por função realizar o diagnóstico institucional para identificar problemas que estão interferindo no processo ensino/aprendizagem dos alunos envolvidos. ... Nesse caso, ele deve orientar o professor a fim de encontrar a melhor forma de ajudar a criança que apresenta dificuldade de aprendizagem.
No atendimento psicopedagógico existem duas etapas: a primeira é o diagnóstico, ou seja, você tem que investigar o que está causando esse problema que está dificultando o aprendizado; e a segunda etapa seria amenizar ou sanar o problema.
As principais teorias e teóricos que embasam o trabalho do psicopedagogo: Vygotsky, Piaget, Wallon, Howard Gardner, Freud. Os conceitos das principais síndromes, transtornos e dislexias que fazem parte do dia a dia das salas de aulas e formas de interação com esses alunos.
A preocupação maior da Psicopedagogia é o ser que aprende, o ser cognoscente e o seu objetivo geral é desenvolver e trabalhar esse ser de forma a potencializá-lo como uma pessoa autora, construtora da sua história, de conhecimentos, e adequadamente inserida em um contexto social.
A Psicopedagogia surgiu na Europa, após serem encontrados problemas de aprendizagem e a necessidade de justificar as desigualdades sociais. ... Depois dela, outros estudiosos se dedicaram as crianças com dificuldades de aprendizagem, tais como: George Mauco, Pestalozzi, Pereire, Itard e Seguin.
A Psicopedagogia foi introduzida aqui no Brasil baseada nos modelos médicos de atuação e foi dentro desta concepção de problemas de aprendizagem que se iniciaram, a partir de 1970, cursos de formação de especialistas em Psicopedagogia na Clínica Médico-Pedagógica de Porto Alegre, com a duração de dois anos (Id.
Notadamente no sul do país, a entrada dos estudos de Quirós, Jacob Feldmann, Sara Paín, Alicia Fernández, Ana Maria Muñiz e Jorge Visca enriqueceram o desenvolvimento desta área de conhecimento no Brasil, sendo Jorge Visca um dos maiores contribuintes da difusão psicopedagógica no Brasil.
Espanha.
Na Europa instituiu-se o primeiro centro de psicopedagogia do mundo na década de 1920, ligado ao pensamento psicanalítico de Lacan.