Use corantes próprios para chocolate ou corante em pó....MODO DE FAZER :
A primeira coisa a se fazer é pensar nas cores que quer usar. Faça potinhos separados de chocolate, em geral chocolate branco, um para cada cor, adicionando corante até atingir a cor desejada de cada um. Usando pincéis finos, você irá começar a colocar cor nos destaques do desenho.
Coloque o álcool de cereais no tubo próprio para ele e o corante em pó da cor que desejar e misture bem (a proporção quem vai decidir é a intensidade da cor que quiser, mas pense que o álcool é uma substância que tem de ficar da cor que deseja). Teste antes, até chegar na cor que quer para seus doces.
Passos
Poderá ser utilizado em pasta americana e toda cobertura tipo creme (chantilly, glacês, marshmallow, etc). ... - O corante para chocolate é indicado para aplicação no Chocolate ou Cobertura branca, pois irá alterar sua tonalidade.
Para colorir é muito simples, basta derreter o chocolate e acrescentar a anilina na proporção ideal. Ao utilizar as anilinas líquidas, dissolva a quantia necessária na base de chocolate derretido. - 1 ml ou 1 g é proporcional a cerca de 24 gotas de corantes.
Para mudar a tonalidade do chocolate branco é só acrescentar um pouco do pó no chocolate recém-derretido, pois a alta temperatura ajuda na homogeneização. Uma boa dica é ir acrescentando o corante aos poucos, até que a cor fique do jeito que você deseja. Não se esqueça de misturar bem.
A proporção é a mesma: uma xícara de cenoura, urucum ou açafrão da terra para uma xícara de água. Bater bem e coar.
Coloque um pouco de detergente à parte. Coloque o leite no prato e comece a pingar umas gotas de corante no leite. Com o branco do leite a cor do corante vai formar um lindo contraste. Agora diga às crianças que o palito é mágico, e dizendo isso, molhe o palito no detergente e coloque-o no centro da gota do corante.
Os corantes podem ser caramelo, derivados da queima de açúcar; naturais, à base de plantas ou animais; e artificiais, "sintetizados por via petroquímica ou do alcatrão do carvão mineral", como descreveu Giannini.
O corante carmim consumido no Brasil é importado do Peru. Bilhões de cochonilhas são mortas para produzir o corante carmim. Setenta mil fêmeas de cochonilhas são mortas para se obter meio quilo desse corante.
Presente em diversos sorvetes, biscoitos, iogurtes, sucos em pó e outros alimentos industrializados, o corante alimentício é uma substância que gera bastante polêmica - afinal, ele pode causar reações alérgicas em muitas pessoas.
Entre os efeitos colaterais trazidos por corantes estão a hiperatividade em crianças, alergias, asma, hipertensão e problemas renais.
❖ Corantes artificiais : São aqueles obtidos por processo de síntese, com composição química definida. ❖ Corantes sintéticos idênticos aos naturais: São aqueles cujas estruturas químicas são semelhantes às dos corantes naturais, porém são sintetizados em laboratório.