Você já tem ou pretende abrir o próprio negócio? Atualmente, no Brasil, todos os dias milhares de empreendimentos abrem e fecham suas portas por diversos motivos que poderiam ser evitados se logo no início o empreendedor tivesse construído o business plan da sua empresa.
Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.
O orçamento e a projeção financeira talvez seja um dos elementos mais importantes do plano de negócio. Nele, você deve trazer um balanço financeiro do negócio, com custos iniciais, projeções de vendas para os próximos anos, tempo para alcançar o ponto de equilíbrio e o fluxo positivo do caixa, entre outras questões.
Entre as informações que devem constar em um business plan, estão os dados essenciais da empresa (nome, endereço, área de atuação etc.), descrição dos produtos e serviços, definição do público-alvo e planejamento operacional e financeiro.
O business plan deve ser escrito com uma linguagem direta e objetiva, de modo que os principais pontos envolvidos na criação do negócio fiquem muito claros.
Após entender o conceito de business plan, você pode se questionar da real importância do plano de negócios. Afinal, será que ele realmente vale o tempo e esforço que demanda?
Other than financial goals, you want to have a budget and set your planned weekly, monthly and annual spending. There are several different costs to consider, such as operational costs.
Começar uma empresa sem um plano de negócios é como fazer uma viagem sem qualquer planejamento. Por mais que possa dar certo, é muito arriscado investir tempo, dinheiro e às vezes até deixar um emprego fixo para se jogar em um caminho desconhecido, comenta Vítor dos Santos. “O plano serve para dar segurança na tomada de decisão, analisar um cenário antes de investir, corrigir e antecipar erros que só seriam descobertos durante o funcionamento. Ele é fundamental”, afirma.
Passo a passo para fazer um Business Plan para o seu negócio! " title="Passo a passo para fazer um Business Plan para o seu negócio! " />
Business plans are important for businesses of all sizes so that you can define where your business is and where you want it to go. Growing your business requires a vision, and giving yourself a roadmap in the form of a business plan will set you up for success.
O empresário pode buscar empresas especializadas para realizar essa tarefa. Caso não disponha de recursos para contratar institutos estabelecidos, ele pode buscar empresas juniores ou startups em universidades, buscando alcançar bons resultados com um custo mais baixo.
Agora que você já viu como estruturar o seu business plan em uma planilha com todas as principais informações, vale a pena ver como seria a organização desses dados em uma apresentação para investidores.
O plano de marketing também influencia a política de preços da empresa, pois leva em conta a qualidade do produto, o valor atribuído pelo cliente e a necessidade de viabilizar financeiramente o negócio.
You might be using an unsupported or outdated browser. To get the best possible experience please use the latest version of Chrome, Firefox, Safari, or Microsoft Edge to view this website.
Então, para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso Formação Empreendedora!
– Análise do mercado – aqui você pode descrever qual é o seu público alvo (características, interesse, poder aquisitivo, etc). Além disso, também pode mostrar o tamanho do mercado que você quer atingir (tanto em termos de quantidade, como de localização geográfica), qual parcela desse mercado você acha que consegue abocanhar (market share) e se existem concorrentes (quais são, onde estão localizados, força de competição deles).
Assim, o empreendedor consegue estimar os investimentos necessários, calcular o capital de giro, estruturar a logística, controlar a qualidade e vários outros aspectos relevantes para o início do negócio.
– Projeções financeiras – aqui você tem a parte mais essencial de qualquer business plan, pelo menos do ponto de vista de investidores e de qualquer empreendedor que se preocupe em ter resultados financeiros positivos. Vale a pena fazer a projeção de despesas, custos e receitas. Com esses dados é possível fazer cálculo de quando você atinge o seu break even (ponto de equilíbrio), payback (tempo de retorno do dinheiro investido) e alguns indicadores de viabilidade como o Valor Presente Líquido (VPL) e Taxa Interna de Retorno (TIR).
Com um olhar sempre no futuro, desenvolvemos e disseminamos conhecimentos de teorias e métodos de Administração de Empresas, aperfeiçoando o desempenho das instituições brasileiras através de três linhas básicas de atividade: Educação Executiva, Pesquisa e Consultoria.
O plano operacional descreve como a empresa será estruturada: localização, instalações físicas e equipamentos. O empresário também faz estimativas acerca da capacidade produtiva ou de quantos clientes consegue atender por mês, além de traçar quantos serão os funcionários e as tarefas de cada um.