Citação Direta
Como citar o IBGE
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Brasileiro de 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2012.
______. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2004. Disponível em: . Acesso em: 2009.
Exemplo: SÃO PAULO, Prefeitura Municipal de. Secretaria de Cultura.
Metodologia: A coleta do Censo Demográfico é realizada por meio de entrevista presencial, aplicando-se o questionário a todas as pessoas residentes em todo o território nacional. Os quesitos no questionário do Censo Demográfico de 1940, foram combinados entre si de maneira a fornecer o máximo de informações úteis.
Uma vez a cada 10 anos, o IBGE realiza o Censo Demográfico no Brasil.
O censo ou recenseamento demográfico é um estudo estatístico referente a uma população que possibilita o recolhimento de várias informações, tais como o número de homens, mulheres, crianças e idosos, onde e como vivem as pessoas. Esse estudo é realizado, normalmente, de dez em dez anos, na maioria dos países.
Nosso último censo ocorreu em 2010, e, sem ele, o Brasil se junta ao Haiti, Afeganistão, Congo, Líbia e outros estados falidos ou em guerra que estão há mais de 11 anos sem informação estatística adequada para apoiar suas políticas econômicas e sociais.
Servidores do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em oito estados já pressionam as chefias estaduais e a direção do órgão pelo adiamento do Censo Demográfico, previsto para ir a campo a partir de agosto de 2021.
O primeiro Censo Demográfico no Brasil foi realizado ainda na época do Império, em 1872, chamado de "Recenseamento da População do Império do Brasil". Os censos seguintes foram feitos em 1890, 1900 e 1920.
Em 1872, ainda no período do Primeiro Reinado, foi realizado o chamado Censo Geral do Império. O primeiro Censo revelou um país com habitantes, desses 51,67% eram homens e 48,33% eram mulheres.