Geralmente, uma introdução começa com um curto resumo da bibliografia utilizada e de outros experimentos relacionados. Você precisa definir seu escopo teórico aqui. Inclua também o motivo que impulsionou a pesquisa. Resuma brevemente o projeto, e discuta como ele aborda satisfatoriamente o problema ou questão.
O registro deve-se iniciar com o número do experimento (ou da aula) e a data. Em seguida deve ser anotados o título seguido de um breve resumo sobre o que será feito durante a aula, contendo os objetivos e os procedimentos.
Deve-se registrar a situação inicial do experimento e todas as alterações que estão ocorrendo ao longo das observações, indicando sempre o momento da observação. f) Conclusão: deve conter a explicação para o que foi observado, baseando-se nos dados obtidos através do experimento e em pesquisas bibliográficas.
Deve enunciar, brevemente (no máximo 250 palavras), os tópicos teóricos e o problema estudado, os processos envolvidos e os principais resultados obtidos. Não deve ser generalizada e sim, apresentar frases curtas e diretas. Todos os objetivos e metas a atingir devem ser esclarecidos neste item.
Exemplos de frases para o início da conclusão:
Um relatório completo deve conter seções, conforme a sugestão a seguir. O resumo deve conter o seguinte conteúdo: a) o que você fez, b) como fez e c) uma pequena análise dos resultados obtidos. a) O que você fez, significa descrever as medidas e como elas foram feitas, incluindo uma breve descrição dos aparelhos.
Descrever o objetivo da prática realizada de forma clara e sucinta. Elaboração de uma lista de materiais utilizados no experimento. Indicar a quantidade dos reagentes, as vidrarias e demais aparelhos utilizados. No caso de soluções, indicar também a concentração.
SUGESTÃO DE ROTEIRO PARA PROJETO DE PESQUISA/AULA PRÁTICA
Estágio de observação: o que colocar no relatório?
Qual a diferença de um laudo para um relatório? O laudo é responsável por dar um diagnóstico ao paciente, ou seja, o laudo médico é um documento que visa encontrar a melhor conduta terapêutica para o paciente.
90 dias