Observação: devido à legislação sobre privacidade, os pais e responsáveis não podem acessar o Google Sala de Aula nem as atividades dos alunos. Eles podem receber resumos por e-mail se o professor permitir. Veja mais detalhes em Sobre os resumos por e-mail para os responsáveis.
Google Classroom, ou Google Sala de Aula, é uma plataforma online para reunir alunos, professores e escolas em aulas virtuais. A seguir, aprenda como entrar no Google Classroom e conheça as principais características das salas virtuais.
Sim, a escola é etapa obrigatória para sua vida. Mas, vamos supor que você já tenha identificado uma paixão por desenho. Por que você não faz desenhos para ilustrar um trabalho de biologia, por exemplo? Se você gosta de TikTok, que tal aprender a editar vídeo para fazer uma produção exclusiva para uma apresentação de trabalho em grupo?
O mural é onde você pode publicar conteúdo e comentar em posts. Uma ideia de informações que podem ser compartilhadas ali são avisos de calendário e prazos, atividades e perguntas. Esse recurso pode ser configurado para permitir postagem e comentários apenas dos professores ou também de alunos.
Mas, para além de aprender a usar as ferramentas, que tal pensar como você pode extrair o máximo delas? Sendo honesta, eu só fazia as tarefas proposta pelos professores porque valia nota. Porém, o objetivo que me orienta nos meus cursos hoje é o processo de aprendizagem em si. Hoje me pergunto se estou aprendendo e me divertindo – mesmo no meu mestrado o que me atraiu foi a possibilidade de conhecer algo diferente.
Como você pôde ver, o Google Sala de Aula é uma plataforma cheia de recursos para facilitar o ensino à distância. Aqui, você aprendeu desde o básico: a criar uma conta, entrar numa turma e criar ou enviar atividades.
Antes de começar esta parte do tutorial, é preciso que você conheça as principais ferramentas disponíveis no Google Classroom. Para isso, leia o intertítulo “Quais recursos a sala de aula do Google oferece?“.
A gente aproveitou também para contribuir com reflexões de como professores e alunos podem se apropriar do processo de aprendizagem. Se você curtiu o conteúdo, lembre-se de comentar aqui embaixo e compartilhar com seus amigos.
É o tipo mais comum usado por alunos e professores para entrar no Google Classroom. Você recebe uma conta escolar de uma escola credenciada que usa o Google Workspace for Education. As contas são criadas e gerenciadas pelo administrador de TI da instituição, que por sua vez fornece o e-mail e senha de acesso. O formato da conta é “[email protected]”.
Antes de começar: instale o app Google Sala de Aula no seu dispositivo. Veja detalhes em Instalar o app Google Sala de Aula.
Ainda dentro destas “atividades”, você pode, por exemplo, disponibilizar um arquivo do Google Docs, definir quantos pontos vale o exercício e até limitar quem pode ou não editar o que está ali. Veja como criar uma atividade pelo computador ou pelo celular.
Para ajudar você a entender mais sobre como ele funciona, o Olhar Digital explica como usar os recursos básicos do Google Sala de Aula para o ensino à distância. Confira!
O Google Classroom (Sala de Aula) permite que qualquer pessoa com uma conta Google pessoal ingresse em uma turma, o que significa que o serviço base é gratuito. Entretanto, existem outras categorias de contas para entrar no Google Classroom. Com isso, novos recursos e vantagens são liberados dependendo do tipo de acesso. Veja a seguir.
É super simples acessar o Google Classroom, pois você só precisa de uma conta Google. Se você ainda não tem a sua, aprenda passo a passo a criar sua conta Google. Se você já tem sua conta Google, veja como acessar a plataforma.
Para levar real impacto na rotina dos estudantes, é necessário aproximar os estudantes do que está sendo estudado. Por isso, use as ferramentas disponíveis para ajudar a contextualizar os assuntos. Por que não usar séries atuais para provocar a reflexão dos alunos?
A conta Google pessoal é aquela que você provavelmente já conhece, com “@gmail” no final, e que é criada por você. Por ser geralmente usada fora do Google Classroom e do ambiente escolar, como na educação domiciliar ou em programas de aulas particulares, o formato da conta será sempre “[email protected]”.
Com o Google Sala de Aula, os alunos e professores conseguem gerenciar melhor seu tempo e seu material. São 3 recursos que mudam a dinâmica de ensino: mural, atividades e pessoas.
É possível entrar no Google Classroom usando diferentes tipos de contas, sejam elas gratuitas ou pagas. Mas, no geral, basta ter uma conta Google para começar a usar a plataforma, tanto como aluno quanto professor. Veja os detalhes no tutorial completo para computador, celulares Android e iPhone (iOS).