O diagnóstico da vasculite é feito pelo angiologista ou reumatologista e será feito após a analise do histórico de doenças da pessoa, e em alguns casos pode ser solicitado exames laboratoriais como, detecção de anticorpos anti-citoplasma (ANCA) que são anticorpos que atacam o citoplasma, exame de urina, eletrólitos, ...
Vasculite é o nome dado ao grupo de doenças que provocam inflamação dos vasos sanguíneos. A inflamação de uma artéria ou veia leva ao espessamento de sua parede, diminuindo o espaço para a circulação do sangue. Conforme esse espessamento progride, o vaso pode se fechar, cessando o fluxo sanguíneo por completo.
A pressão arterial elevada frequentemente pode levar a dilatação constante dos vasos sanguíneos até o rompimento, quando isso acontece recebe a denominação de aneurisma.
Se um vaso sanguíneo se romper ou for cortado, há um vazamento de sangue que causa uma hemorragia. O sangue pode sair para fora do corpo (hemorragia externa) ou pode fluir para os espaços em volta dos órgãos ou diretamente para o interior deles (hemorragia interna).
Os vasinhos nas pernas podem ser eliminados pelo médico angiologista, através da realização de uma técnica chamada de escleroterapia, também conhecida por “aplicações com espuma”.
A causa comum das veias estourarem é a inserção da agulha muito profunda. Em seguida, insira o cateter em cima da veia e diminua o ângulo para reduzir as chances de atravessar as duas paredes da veia.
Resposta. Caso seja no cérebro, pode acontecer um acidente vascular cerebral, caso não, haverá o vazamento de sangue (não muito,pois as veias não têm pressão, ao contrário das artérias) que se não for controlado pode resultar na perda excessiva de sangue e até a morte.