Muito comum em silos, a moega é destinada ao depósito de grãos a granel, mesmo depois de triturados. ... Suas faces internas possuem um ângulo de inclinação superior a 40 graus, permitindo que a massa de grãos não fique retida no ângulo de repouso da moega, mesmo se repleta ainda de impurezas.
As moegas são construções indispensáveis ao armazenamento do produto agrícola (grãos). Por sua dimensão e complexibilidade, podem ser fonte de vários e graves acidentes do trabalho, por serem locais fechados, enclausurados e perigosos, são conhecidos como Espaço Confinado.
Uma das funções dos silos é o armazenamento de grãos, e eles são conhecidos como silos graneleiros. Estes silos mantêm os grãos secos, evitando sua deterioração. Outra função é o armazenamento de forragem, que tem como objetivo manter a o material vegetal para a alimentação animal baseado na fermentação láctica.
Silo - secador Nele, os grãos recebem ar natural ou aquecido para secagem. No entanto, esse processo é lento e a umidade não deve ser elevada, visto que pode provocar o aquecimento da massa e, com isso, a fermentação dos grãos, o que afeta a qualidade.
Por não ter tampa, o silo deve ser construído numa área coberta, como um galpão. Ele deve ser feito de alvenaria armada (tijolos, argamassa e ferro). Na lateral fica um ventilador, que tem o motor acoplado diretamente no eixo (motor do tipo axial), utilizado para fazer a ventilação forçada dos grãos que vão secar.
Você só precisa da estrutura de um silo para administrar todos os animais que possui, e se não tiver espaço para mais feno, pode coletar o extra em um baú. O feno é facilmente empilhado e preenchido em apenas um slot e, quando você precisar de mais, pode jogá-lo no silo sem ocupar espaço adicional em seu inventário.
Para se conhecer a tonelagem aproximada desse silo basta saber que cada metro cúbico de um silo de superfície comporta aproximadamente 400 kg de silagem. A capacidade é, então, 40 toneladas. Deve-se tomar muito cuidado para que as fermentações que ocorrem dentro do silo não sejam do tipo indesejável.
Para realizar o dimensionamento do silo, pode-se utilizar a fórmula abaixo: Como se vê, a largura do silo é equivalente ao volume por dia, dividido pela altura multiplicada pela taxa de desabastecimento.
Se o processo de ensilagem for bem conduzido o tipo de silo pode ter pouca interferência sobre a qualidade da silagem. Silos do tipo trincheira facilitam a compactação e, geralmente, possibilitam maiores quantidades de Matéria Verde/m³ que os silos de superfície.
A silagem de grão úmido preza o melhor aproveitamento do amido, quanto à digestibilidade. Para melhores efeitos, a compactação deve ser bem feita. A colheita é antecipada, pois colhe-se antes do estágio de maturação. Portanto, é possível liberar a área para o plantio subsequente, otimizando tempo e uso da terra.
Em geral, o período de estocagem da silagem pode ser dividido em 4 fases: pré-fechamento, fermentação ativa, fase estável e abertura do silo, sendo cada fase ditada por diversos processos (Rotz e Muck, 1994). A fase de pré-fechamento representa o tempo entre o início do enchimento do silo até seu fechamento.
O feno é um alimento volumoso preparado mediante o corte e desidratação de plantas forrageiras, num processo denominado de fenação. Resumindo, é o processo de desidratação que transforma a forragem verde, com 65-80% de umidade, em feno com 10 a 20% de umidade.
A ensilagem permite a produção de alimento volumoso de boa qualidade durante todo o ano, aproveitamento o excesso de forragens do período das águas, para o fornecimento aos animais na seca.
Vantagens da silagem Produção de 30% a 50% mais de nutrientes em comparação à produção de grãos. Manutenção do valor nutritivo, quando ensilado adequadamente. Liberação de área mais cedo, para uso de safrinha ou formação de pastagem. Requer menos espaço de armazenagem, por unidade de matéria seca, do que a fenação.
O aquecimento é gerado pelo metabolismo de microrganismos degradadores. Quanto maior a temperatura da silagem, maior degradação está ocorrendo. Em um silo bem feito e bem compactado, o ar penetra dentro da face exposta do silo de 15 a 20 cm por dia.
Compactação. A compactação adequada é fundamental para a qualidade da silagem e visa eliminar a porosidade na massa ensilada (figura 3). O material estará bem compactado quando atingir o volume de 240 kg de matéria seca de silagem por metro cúbico.
Vacas Secas: 9 a 15Kg, por cabeça ao dia; Touros: 1,5% do peso vivo; Bezerros e novilhas: 5 a 6 Kg ao dia; Gado em engorda: em torno de 3% do peso vivo.
Uma boa compactação reduz em grande parte a quantidade de oxigênio que permanece no silo; A forragem ensilada em silo bunker, trincheira ou silo de superfície deve ser compactada com trator; Não usar rodado duplo, pois a força de compactação é menor que o uso de rodado simples.
Para que a silagem feita sem o auxílio de máquinas fique bem compactada, primeiro forre com saco plástico o interior de um latão que tenha a abertura compatível com a do silo tipo bag. Em seguida, à medida que a forragem for sendo colocada no recipiente, pisoteie para que a compactação ocorra de forma eficiente.
A regra para determinar o ponto de ensilagem deve ser o teor de matéria seca (MS) das plantas de milho. O teor de matéria seca deve ser aquele que permite boa compactação, fermentação fácil e menores riscos de perdas. O milho deve ser ensilado quando a lavoura estiver com o teor de matéria seca entre 30% e 35%.