É sensível a seca. Luminosidade: Sol pleno. Solo: Arenoso, mas bem drenado. Propagação: Sementes e divisão de raízes.
CATINGA DE MULATA Facilmente encontrada por todo Brasil é muito utilizada nos países asiáticos, europeus e América do Norte. PROPRIEDADES MEDICINAIS – Vermífuga, emenagoga, anti-helmítica, estomáquica, anti-inflamatória e aromática. PARTE UTILIZADA – Flores, folhas e sementes.
Ela é comumente utilizada em rituais religiosos, banhos de atração, purificação e curativos, na forma de banhos e maceradas com outras ervas aromáticas. Por seu aroma extremamente agradável, é muito utilizada também na indústria de cosméticos, na fabricação de perfumes e água de colônia, e na aromaterapia.
Esta erva é indicada para o tratamento de doenças como reumatismo, gripes e resfriados, bem como na melhora de problemas na pele, no estômago e rins.
Madeireiro. Usada para estacas, moirões e varas, na fabricação de carvão e lenha, bem como na confecção de cercas estivadas e cabos de ferramentas. Há quem use a madeira da catinga-de-porco para aromatizar cachaças, deixando sua madeira curtindo na bebida por alguns dias.
A planta é muito indicada pela sua ação detox, ajudando na desintoxicação do organismo. Ela captura e elimina a gordura e as toxinas que circulam em excesso no nosso corpo, através da urina, auxiliando no emagrecimento.
Designação comum às plantas do género Oryza, da família das gramíneas, entre as quais algumas domesticadas são conhecidas como arroz.
Plantas medicinais: conheça as principais e seus benefícios para o nosso corpo
Esta planta é conhecida também como lacre ou capianga e utilizada na indústria de corantes e madeira por possuir um látex alaranjado bastante resinoso. Objetivo: Avaliar a atividade antinociceptiva e anti-inflamatória do extrato hexânico de Vismia guianensis.
Percebe-se então que esta folha tem a finalidade de “chamar (invocar) espíritos”, e que a própria pronúncia de seu nome já funciona como um ofò!. A sabedoria daqueles nossos ancestrais yorubanos que a elaboraram fez esse trocadilho: se Pèrègún pode chamar espíritos, pode chamar a riqueza!
Outra planta que vem demonstrando resultados positivos no tratamento de infecções é a Jateí Kaa. ... “A essência que essa planta possui mata as bactérias, melhora inflamações na gengiva e elimina bactérias causadoras de cáries”, explicou Carlos Alexandre Carollo, doutor em ciência farmacêutica da UFMS.
A Planta de Abre Caminhos ou também conhecida como Quebra Demanda (Brasil), é originária de África onde desde já há muito tempo ela era cultivada pelas populações locais e as suas Folhas bastante apreciadas pelas suas qualidades Terapêuticas e Místicas.
Espada-de-são-jorge Traz coragem, prosperidade, e abre caminhos. Também é eficiente para combater mau agouro e energias negativas, e afastar a inveja. O melhor lugar para ela é sempre próximo da porta da entrada da casa. Fica bem no sol ou à meia-sombra.
ABRE-CAMINHO (ou quebra-demanda) – Justicia Gendarusa Considerada como planta de proteção e muito usada para banhos e rituais de umbanda. Gosta de clima quente e úmido, solos férteis e bem drenados a pleno sol. Também usada para abrir caminhos tanto na vida pessoal como na profissional.
Erva é muito utilizada em banhos e defumações para combater energias negativas, abrir os caminhos para a sorte e prosperidade, é uma erva atribuida ao Orixá Ogum. Folha: Quando fica no sol, a folhagem fica amarelada e na sombra fica mais verde.
Os lírios da paz podem ser usados em forrações de canteiros em áreas externas, em jardins internos ou plantados individualmente em vasos. Fácil de ser plantado, o lírio da paz não exige vasos grandes, já que não cresce mais do que sessenta centímetros de altura.
Passo a Passo de como plantar Lírio da Paz no vaso
Deixe o lírio-da-paz próximo de uma janela em um quarto bem quente e com a luz indireta do sol. Tome cuidado ao expor o lírio ao sol muito direto e em excesso ou ao ar frio. Isso pode fazer com que ela morra antecipadamente. Se o clima de sua cidade for tropical, você pode deixar a planta para fora pelo ano todo.
Geralmente o lírio-da-paz floresce com vigor durante a primavera e o verão, e para que uma muda transplantada consiga vicejar, recomenda-se que o transplante seja feito nas estações de dormência da fauna, o outono e o inverno. Um dos principais fatores para a não floração do lírio-da-paz é a temperatura.
É que o florescimento ocorre duas vezes por ano: de janeiro a março e de julho a setembro. O lírio da paz resiste bem a baixas temperaturas. O clima ideal para o cultivo da planta é o moderadamente úmido, com temperaturas entre 20 e 27 graus.