Passo a passo para gerar código de acesso ao e-CAC
Recuperar recibo IRPF 2020 por meio do portal E-Cac
Se você estiver usando outro computador, é necessário copiar o arquivo e navegar até a pasta onde se encontra o arquivo. O nome do arquivo é o seu CPF mais as informações do ano, conforme exemplo: “SEU-CPF-IRPF-A-2020-2019-ORIGI. DEC”. Importação da declaração realizada com sucesso.
Pode ser obtida diretamente do PGD IRPF 2020 por meio da opção “Iniciar Declaração a partir da Pré-Preenchida” da Aba “Nova” da Tela de Entrada. Para obter a declaração Pré-Preenchida é necessário o uso de certificado digital do próprio contribuinte ou de seu procurador.
Para transferir os dados, basta abrir o programa do IR 2020 e selecionar o item “Importar dados da declaração de 2019”, no menu “Declaração”. Depois, selecione “Declaração de Ajuste Anual” e indique o local do computador onde os arquivos da declaração de 2019 foram salvos.
Para abrir esse arquivo, porém, você precisa do programa gerador de declaração de imposto de renda de 2018. Você consegue baixa-lo neste link da Receita Federal. Outra opção é ir até a Receita Federal e solicitar a segunda via do documento. Para isso, é preciso agendar uma consulta e ir até um posto da Receita Federal.
Esta é a maneira como funciona:
DEC opção número. Um arquivo DEC é um arquivo de declaração baseado em texto usado pelos programas ADL (Application Development Language). Ele contém variáveis globais e constantes que podem ser referenciadas por outros arquivos dentro de um projeto de programação.
Instale o programa IRPF mais atual. Selecione "Declaração>Importar Dados da Declaração de 20--". Selecione o arquivo ". DEC", as informações serão exibidas no programa.
Para fazer este procedimento, abra o programa do IR 2020, na tela inicial do programa, procure por declaração na pasta “Transmitidas”. Em seguida, faça uma cópia do arquivo. Logo abrirá uma janela para você escolher em qual pasta do seu computador deseja salvar a cópia da declaração e do recibo de entrega.
DEC armazena os dados da declaração e o arquivo . REC armazena os dados do recebido de entrega. Portanto, depois que você faz a entrega da declaração, é importante guardar estes dois arquivos para que sejam utilizados no próximo ano como referência para a criação da declaração do ano seguinte.
Converter PDFs em Word, RTF, planilhas, PowerPoint ou outros formatos
Como salvar em PDF
Eles possuem nomes muito parecidos, mudando apenas a extensão final (as três últimas letras) do arquivo, que são ". DEC" e ". REC". Os nomes dos arquivos contêm sempre o número do seu CPF, conforme este exemplo: "IRPF-A-2019-2018-ORIGI.
Eles possuem nomes muito parecidos, mudando apenas a extensão final (as três últimas letras) do arquivo, que são ". DEC" e ". REC". Os nomes dos arquivos contêm sempre o número do seu CPF, conforme este exemplo: "IRPF-A-2020-2019-ORIGI.
Para lançar o ganho de capital no IR e, também, declarar a venda e transação do patrimônio, você poderá importar as informações do GCap para o programa gerador da declaração. Para tal, basta clicar na aba “Ganhos de Capital” e, em seguida, em “Importação GCap 2019”.