Em um recipiente de vidro bem limpo coloque o leite. Adicione os grãos de Kefir – cerca de 2 a 4 colheres (sopa) para cada litro de leite. Cubra com um pano estilo voal (gaze ou fralda funcionam bem) e prenda com um elástico e deixe fermentando entre 24 e 48 horas, em temperatura ambiente e em local longe de luz.
Os cuidados que você tem que ter com o kefir para evitar que a sua colônia morra
Adicione os grãos de Kefir – cerca de 2 a 4 colheres (sopa) para cada litro de leite. Cubra com um papel toalha ou um pano estilo voal (gaze ou fralda funcionam bem) e prenda com um elástico e deixe fermentando entre 24 e 48 horas em temperatura ambiente e em local longe de luz. (arrume um lugarzinho no seu armário).
Para cada 500 ml de leite devemos colocar no máximo 1 colher de sopa de grãos de kefir de leite, se por acaso ele ainda continuar ralo, diminua a quantidade de leite para 400ml e deixe fermentar por até 24 horas. ... As vezes os grãos não se adaptam bem ao leite utilizado, tente mudar a marca do leite.
Não precisa lavar nem acrescentar água ou leite. No caso do kefir de água, deixe os grão secando por meia hora sobre papel-toalha, para desidratá-lo. O de leite não precisa desse processo; Etiquete os saquinhos com a data e leve-os ao congelador ou ao freezer.
Enxaguar delicadamente os grãos com água mineral (dica: não jogar a água diretamente nos grãos). Deixar escorrer. Existem algumas recomendações que dizem que não precisamos lavar o kefir diariamente, mas eu particularmente faço esse procedimento diário.
Você vai precisar de uma “muda” de kefir de leite (1 colher de sopa de grãos de kefir de leite). Coloque os grãos de Kefir em um pote de vidro esterilizado. Acrescente 500 ml de leite integral de boa qualidade em temperatura ambiente. Tampe com um paninho ou um guardanapo de papel e feche com um elástico.
Para preparar o alimento, misture em um pote de vidro 1 colher de sopa de grãos kefir com 2 xícaras de leite. Tampe com um pano vazado, como um tule, e coloque na geladeira. Aguarde de 36 a 48 horas para que a substância fermente e, em seguida, coe o líquido, que ficará semelhante a um iogurte.
Desidrate 1 colher de sopa de grãos de kefir, coloque dentro de um saquinho com lacre, retire todo o ar, lacre bem. Depois é só colar dentro de uma carta e enviar pelo correio. Essa opção, os grãos de kefir duraram por tempo indeterminado, depois é só reativar. Espero ter ajudado, duvidas é só deixar nos comentários.
KEFIR DE LEITE / ÁGUA
Kefir é um alimento natural que, ao aliar prébioticos e probióticos, mata bactérias ruins, prolifera as boas e ainda traz outros diversos benefícios à saúde. Além de todas essas propriedades, ele tem a vantagem de ser obtido através da generosidade das pessoas.
Mas por que não são vendidos?! Sua composição de microrganismos pode variar de uma cultura para outra, tornando assim difícil a sua caracterização para a venda comercial.
Kefir é geralmente bem aceito por intolerantes à lactose Estudos mostram que o kefir pode ser consumido por intolerantes à lactose devido ao fato de as bactérias e leveduras presentes nos grãos de kefir consumirem o açúcar do leite (lactose) durante o processo fermentativo.
É importante informar que o Kefir de leite pode causar indigestão em indivíduos com gastrite, devido a alta concentração de cálcio. Neste caso, o indivíduo pode fazer uso do Kefir de frutas, já presente no mercado. Por sua vez, o Kefir de frutas é um pouco mais ácido, sendo assim, o corpo precisa se adaptar ao consumo.
Dicas úteis para viver com o kefir em casa Basta colocar 1 a 2 colheres de sopa num pote sem leite e deixar por até 1 ano congelado. Para descongelar, deixe o pote em temperatura ambiente até descongelar. Não acrescente nem leite, nem água quente para acelerar o processo.
O Kefir pode ser consumido em qualquer horário, desde que seja associado a uma alimentação equilibrada. Alguns especialistas recomendam também que ele seja consumido antes de dormir, pois assim, a absorção dos nutrientes será potencializada.
Mas a afirmação de que se a bebida for consumida após 12h de fermentação, ela “solta” o intestino, se consumida em 24h, regula o intestino ou então se consumida em 48h, prende o intestino, precisa ser analisada.
Cada tipo de kefir tem vantagens e desvantagens. O de leite tem mais probióticos, possui nutrientes adicionais, como o cálcio e uma boa quantidade de proteína, além de todos os oito aminoácidos essenciais. Já o de água é mais rápido de ser feito, além de ser muito fácil de consumir.