EQST

Como Cobrar Plano De Sade De Funcionrio Afastado?

Como cobrar plano de saúde de funcionário afastado?

· Registra-se que a cobrança pode ser realizada por carta enviada por Correios, por meio de telegrama ou no próprio e-mail, desde que exista possibilidade de confirmação de leitura e recebimento, bem como acesso ao conteúdo da cobrança.

Como fica o plano de saúde em caso de afastamento?

Nessa situação, nos primeiros quinze dias de afastamento ele continuará a receber o salário normalmente, havendo a interrupção do contrato, enquanto que a partir do 16º dia, haverá a suspensão do contrato e o empregado deverá receber um benefício previdenciário pago pelo INSS no lugar de seu salário.

Estou afastado do INSS?

Durante o período de ausência, o trabalhador tem seus direitos preservados perante a lei trabalhista. Mesmo afastado, nos primeiros 15 dias de ausência a empresa continua arcando com seu salário. Após esse período, o empregado no afastamento pelo INSS recebe salário integral pelo órgão público.

Quem se aposenta perde o plano de saúde?

Se você tem mais de 10 anos de contribuição e terá direito a um plano de saúde vitalício para aposentados, saiba que corre o risco de perder o benefício caso a empresa encerre o contrato com a operadora. Se você terá apenas pelo período de contribuição e este é muito curto, já sugerimos que você busque outras opções.

Quando a empresa pode cancelar o plano de saúde?

O cancelamento do convênio médico pode ser feito de forma unilateral quando o empregado opta por ser inserido no Plano de Saúde Coletivo por Adesão. Nesse caso, a empresa não precisa que o funcionário concorde com qualquer alteração ou cancelamento feito de forma unilateral, somente um aviso explicando o motivo.

Estou afastado pelo INSS e a empresa fechou o que fazer?

Tenho um funcionário afastado pelo INSS, posso dar baixa na empresa? Nos casos em que a empresa quer dar baixa e há colaboradores afastados pelo INSS, a Justiça tem decidido que se a empresa for extinta, também se extingue os contratos de trabalho, inclusive, dos trabalhadores afastados.

Quantos dias de afastamento para entrar no INSS?

Como destacamos acima, o trabalhador tem direito à solicitação do afastamento pelo INSS quando um acidente ou uma doença impossibilitem ele de exercer a sua profissão por mais de 15 dias. A primeira quinzena permanece como obrigação da empresa. Ou seja: o pagamento de salários normalmente.

Quais os direitos do aposentado quando é demitido?

- aviso prévio; - 13º salário proporcional; - férias proporcionais acrescidas de 1/3 constitucional (se houver); - férias vencidas acrescidas de 1/3 constitucional (se ainda não as tiver gozado);

O que é plano de saúde vitalício?

A legislação vigente (artigo 31 da Lei nº 9.656/98) permite que aposentado, bem como seus dependentes, mantenha, por toda vida, o mesmo plano de saúde oferecido pelo empregador.

O que diz a CLT sobre plano de saúde?

468, parágrafo único da CLT. O trabalhador que tenha seu contrato de trabalho suspenso em virtude de AUXÍLIO DOENÇA ou APOSENTADORIA POR INVALIDEZ deverá ter seu plano de saúde (bem como de seus dependentes) mantido pela Empresa durante a fruição do benefício.

Pode encerrar uma empresa com funcionário afastado?

Portanto, ter um funcionário afastado pelo INSS não pode impedir a empresa de ser baixada oficialmente, entretanto, também não a isenta da obrigação de pagar os direitos da rescisão, bem como a indenização pelo período de estabilidade de 12 meses (se for doença ou acidente do trabalho).