Para o cálculo, deve-se quantificar o número total de dentes permanentes cariados, perdidos e obturados e dividir pelo número de indivíduos examinados (geralmente aos 12 anos).
Resumo: Um dos principais parâmetros para se avaliar as condições físicas do solo é o Intervalo Hídrico Ótimo (IHO), que tem como conceito a incorporação de uma faixa de quantidade de água, as limitações ao desenvolvimento das plantas por aeração, água disponível e resistência do solo à penetração das raízes.
O calculo do índice é feito dividindo- se o número de superfícies contendo placa pelo número total de superfícies examinadas.
O PSR é um sistema que permite o exame das estruturas periodontais de uma forma simples e rápida, sendo eficaz no diagnóstico e avaliação da severidade da doença periodontal, bem como fornecer uma orientação para o tratamento.
Nível de Inserção Clínica (NIC)=> Em um paciente normal que não teve perda óssea o NIC é na junção cemento esmalte. (PS=NIC), já quando há perda óssea ou excesso de tecido gengival o NIC= PS+RC. A média do sulco gengival é de 0,5 mm a 1 mm.
O exame periodontal básico é feito para determinar se há algum problema gengival, rapidamente. É uma forma simples de definir se há gengivite ou periodontite. Com uma sonda gengival (sonda periodontal), a profundidade de sondagem é medida com cuidado e precisão a partir da margem gengival.
A principal função da sonda periodontal milimetrada é obter as medidas de profundidade clínica de sondagem e o nível de inserção clínica.
A área de COL é uma região que apresenta epitélio estratificado não queratinizado, área com maior acumulo de placa e sua anatomia favorece a penetração de toxinas bacterianas.
A gengiva é composta pelos tecidos epitelial e conjuntivo, formando uma faixa de mucosa mastigatória em torno dos dentes decíduos e permanentes. É limitada na sua superfície vestibular pela linha mucogengival, que a separa da mucosa alveolar.
A junção cemento-esmalte (JCE) é a junção anatômica entre o esmalte e o cemento que recobrem a coroa dentária e a raiz, respectivamente. Quando mudanças expõem a JCE ao meio oral, os tecidos duros dessa região ficam vulneráveis a alterações patológicas tais como cáries radiculares, reabsorções, eros...
O periodonto de sustentação é definido como os tecidos que suportam o elemento dentário, basicamente o ligamento periodontal, o cemento radicular e o osso alveolar. É um tecido intensamente fibrilar e celular. Origina-se do folículo, tecido embrionário que reveste o germe dentário.
Mais artigos. Coroa— parte superior do dente, geralmente é a única parte visível. O formato da coroa determina a função do dente. Por exemplo, os dentes anteriores são mais afiados, têm a forma de um cinzel e servem para cortar, enquanto os molares têm superfície plana e servem para triturar os alimentos.
Normalmente fazem parte dos tecidos moles os tecidos conjuntivo, epitelial e muscular. O osso é um tecido conjuntivo mineralizado (portanto duro) e não pertence à classe dos tecidos moles. Algumas vezes, o tecido mole é definido pelo que não é.
Os tecidos moles incluem os vasos sanguíneos, vasos linfáticos, músculos, tecido gorduroso, aponeuroses, tendões, nervos e os tecidos sinoviais (revestimento das articulações) equivalendo a cerca de 50% do peso corporal de um adulto.
A seda é considerada o tecido mais nobre, por ser uma fibra natural obtida a partir da produção da larva da mariposa, popularmente chamada de bicho-da-seda, e seu fio oferece resistência, maciez e finura. Saias e vestidos: crepe de lã para o inverno e chambray para o verão.
Quais os melhores tecidos para roupas?
Algodão Pima e Egípcio, os melhores do mundo! A combinação de solo, fez com que o algodão pima peruano tenha a fibra mais fina e longa do mundo. Só comparável à de algodão egípcio. Apesar de ser uma fibra longa e fina, algodão Pima também é mais forte do que a maioria dos outros algodões, tornando a roupa mais durável.