Existem várias equações para o cálculo da composição da massa magra livre de gordura (MLG) pela bioimpedância: Uma delas, a de Baumgartner- pessoas de 64 a 94 anos, homens: MLG (kg)= 0,28 (estatura2/resistência) +0,27 (peso) + 0,31 (circunferência da coxa) + 2768.
A TMB de homens e mulheres é calculada a partir de equações diferentes por razões meramente genéticas. Para os homens, podemos usar a fórmula: TMB = 66 + (13,8 x peso em kg.) + (5 x altura em cm) - (6,8 x idade em anos). Para as mulheres, usa-se a fórmula: TMB = 655 + (9,6 x peso em kg.)
Acima de 30% é considerado um valor muito bom. Quanto mais massa muscular, mais saudável o organismo está, e mais fácil é manter esse peso estável. Em homens adultos saudáveis o percentual de gordura adequado é entre 15 e 19%, e o de massa magra deve ser acima de 33%.
Para calcular a gordura corporal se usam equipamentos de bioimpedância, como balanças, que conseguem avaliar de forma simples o peso, a quantidade de água, músculo e gordura do corpo e, a medição deve ser feita em jejum ou no mínimo 1 hora após uma refeição leve, como uma salada.
É bem simples, você vai dividir o seu peso pelo valor da sua altura ao quadrado. O resultado deverá ser conferido em uma tabela padrão, que irá te mostrar se você está bem, acima do peso, ou mesmo, abaixo do peso.
Já a massa livre de gordura é a soma da massa muscular (massa magra) + peso ósseo + peso residual. É tudo subtraindo-se o peso da gordura essencial.
1.
Podemos ver como calcular o Peso Ideal na equação abaixo: Índice de Massa Corporal – IMC = Massa (kg) ÷ Altura (m)². Dessa forma, uma pessoa que meça 1,65 m e pese 60 kg, por exemplo, deve fazer o cálculo da seguinte forma: 60 ÷ (1,65 x 1,65) = 60 ÷ 2,7225 = 24,04.