EQST

Qual A Funço Bsica Do Direito Processual?

Qual a função básica do direito processual?

O Direito Processual, conforme Ada Pelegrini, é o conjunto de normas e princípios que regem o exercício da jurisdição. Ou seja, determina as bases para os procedimentos judiciais e extrajudiciais. Nesse sentido, portanto, o Direito Processual Civil é a segmentação que regula os procedimentos de Direito Civil.

Quais são as características da relação processual?

É formada por demandante, demandado e pelo Estado-Juiz, sendo essa sua composição mínima, isso porque excepcionalmente pode existir processo sem autor e sem réu, mas está é a estrutura mínima que normalmente se verifica no caso concreto. Fala-se corretamente em formação gradual do processo. ...

Qual a importância das normas fundamentais para o processo civil?

As normas fundamentais processuais são um conjunto de regras e princípios que servem como base para as demais normas dispostas no Código de Processo Civil. ... Quanto às provindas da Constituição Federal, observam-se o princípio do juiz natural, princípio do devido processo legal e proibição de prova ilícita.

Qual a importância do novo sistema principiológico do Direito Processual Civil?

O Novo Código de Processo Civil inovou ao trazer a aplicação das normas fundamentais com o foco constitucional. ... Tal técnica, fez com que o novo CPC, fixasse pilares principiológicos buscando a Constituição como fundamento de validade.

Qual a importância das normas fundamentais na aplicação e interpretação do processo civil?

De modo categórico, o artigo 1º determina que o processo civil deve ser ordenado, disciplinado e interpretado em consonância com os valores e as normas fundamentais estabelecidos na Constituição Federal, apontando a tônica da lei, o que poderia ser considerado desnecessário, diante da hierarquia das leis.

Quais são os princípios processuais informativos?

De um modo geral, existem muitos princípios informativos, dos quais se destacam: princípio do devido processo legal; princípio da verdade real; princípio do duplo grau de jurisdição; princípio da oralidade; princípio da economia processual; princípio da preclusão, conforme cita o ilustre jurista Humberto Theodoro.

Qual o diploma legal que disciplina o processo civil brasileiro?

O Código de Processo Civil é a lei que regulamenta o processo judicial civil. A Lei nº 13.

Quais as principais mudanças ocorridas entre o Código de Processo Civil de 1973 e o de 2015?

Mudanças na contagem de prazos para as Partes - O Novo Código de Processo Civil aboliu a contagem de prazos processuais em dias corridos e instituiu uma contagem em dias úteis apenas, ampliando os prazos e consagrando o direito dos advogados ao descanso nos finais de semana.

Quais foram as inovações trazidas com o novo CPC em relação à qualificação das partes?

O artigo 282 do antigo CPC deu lugar ao artigo 319 da nova Lei, em que algumas inovações podem ser listadas entre os requisitos da petição inicial. A primeira delas diz respeito ao endereçamento da petição. ... Outra modificação relevante é a inclusão de novos dados na qualificação das partes presentes na petição inicial.

Que novidade o CPC 2015 trouxe em relação aos requisitos da petição inicial?

319 do CPC/2015 traz 3 importantes alterações em relação ao CPC/1973, das quais 2 são inovações consideráveis que os advogados devem ficar atentos. A primeira alteração que diz respeito ao que há muito já era corriqueiro e regra na prática forense – agora expressa no código – é a indicação do CPF ou CNPJ das partes.

Quanto ao procedimento ordinário e procedimentos especiais as disposições do CPC de 1973 que forem revogadas serão aplicadas as ações propostas e não sentenciadas até o início da vigência do novo Código de Processo Civil?

As disposições do CPC/73 relativas ao procedimento sumário e aos procedimentos especiais que forem revogadas serão aplicadas às ações propostas e não sentenciadas até o início da vigência do novo Código. Trata-se de uma hipótese de ultratividade da lei processual civil revogada. ... 907 a 913 do CPC/73.