Percentagem massa-volume (% m/v) É calculada pela proporção da massa de soluto pelo volume da solução. Por cada 100 ml de solução, existem 1 g de NaCl.
Esta percentagem indica o volume de soluto por volume de solução de uma solução a uma dada temperatura. Exprime-se, vulgarmente, em percentagem (%). A expressão que permite calcular a percentagem em volume é: % (v/v) = (volume de soluto) / (volume de solução) x 100.
*Ao calcular os fatores de diluição, é importante que as unidades de volume e concentração sejam as mesmas. A quantidade de solvente a ser adicionada é igual a V2-V1. O fator de diluição é frequentemente expresso usando expoentes, 1: 100 (10-2) 1:1000 (10-3) e assim por diante.
Curva de concentração plasmática - é o gráfico em que se relaciona a concentração plasmática do fármaco versus o tempo decorrido após a administração. A área sob a curva ou extensão da absorção é um parâmetro farmacocinético utilizado para determinar a quantidade de droga após a administração de uma única dose.
Princípio ativo (AO 1945: princípio activo) é a substância que deverá exercer efeito farmacológico. Um medicamento, alimento ou planta pode ter diversas substâncias em sua composição, porém somente uma ou algumas destas conseguirão ter ação no organismo.
A clearance (CL) é definida como o volume de plasma do qual o fármaco é completamente removido por unidade de tempo (unidades volume por tempo). A clearance total de um fármaco é igual à soma das clearances efectuadas por cada órgão envolvido na eliminação (fígado, rim, entre outros).
Significado de Clearance substantivo [Medicina] Termo inglês que significa "depuração" e pode ser definido como a taxa pela qual um fármaco é eliminado do organismo.
Quando o fármaco é parcial ou totalmente excretado pelos rins sem sofrer alterações, o clearance renal pode ser calculado dividindo-se a velocidade de excreção urinária (mg/min) pela sua concentração sanguínea (mg/ml).
É a capacidade renal para depurar solutos a partir do plasma. A coleta de urina de 24 horas é o teste primário do clearance renal para avaliação da função excretora do rim.
Significa depuração da creatinina. Ou seja, a creatinina presente no sangue é filtrada pelos rins e excretada pela urina. Clinicamente a depuração da creatinina é uma medida útil para a identificação da taxa de filtração dos rins.
O clearance de creatinina é usado para avaliar a função dos rins. É usado para ajudar a diagnosticar disfunções renais. O exame é um comparativo entre a dosagem de creatinina no sangue e os níveis dessa substância na urina. A creatinina é um resíduo produzido pela quebra de uma proteína chamada creatina fosfato.
A depuração plasmática geral está relacionada à “limpeza” do plasma levando à produção da urina. O glomérulo renal recebe o plasma sanguíneo. Uma fração do plasma continua no sangue e sai pela arteríola eferente e outra parte é filtrada no glomérulo, levando à produção da urina.