Os termos da equação da força centrípeta são:
O Globo da Morte surgiu como espetáculo circense nos Estados Unidos, em 1904, pouco depois do início da produção em série de motocicletas. Chegou ao Brasil na década de 30, trazido pelo italiano Guido Conci.
Uma moto em um globo da morte está sujeita a cair quando estiver em seu ponto mais alto, para que isso não ocorra é necessário ter uma velocidade mínima naquele ponto. ... Podemos perceber que a velocidade mínima para dar uma volta segura só depende do tamanho do globo, e não das massas do piloto e da moto.
Verificado por especialistas. A velocidade mínima é de 7 m/s. No ponto mais alto de um globo da morte para que o motociclista não caia ele precisa manter uma velocidade mínima. As forças que agem sobre a moto no globo da morte são a normal de contato apontando para centro do globo e o peso que sempre aponta para baixo.
Quando um objeto qualquer é colocado sobre uma superfície, esta exerce uma força sobre o objeto contrária ao peso para que esse objeto permaneça em equilíbrio. Essa força é chamada de força normal (FN) e possui a mesma direção de atuação do peso, mas seu sentido é oposto.
A força resultante para mover um corpo é resultado do produto entre massa do corpo e aceleração corpo. Dessa maneira, podemos calcular a força resultante por meio da seguinte equação: Onde "m" é a massa do corpo, em quilos, e "a" é a aceleração do corpo, em m/s².
Sabemos também que quando um corpo se move com velocidade constante sua aceleração é igual a zero, sendo assim, temos que a força resultante que age sobre este corpo (ou objeto) também é igual a zero. O que podemos concluir dessas afirmações é que o trabalho realizado pelas forças, que atuam no corpo, é zero.
Força de atrito cinético (ou dinâmico): é uma força que surge em oposição ao movimento de objetos que estão se movendo; Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Força de atrito estático: atua sobre o objeto em repouso e dificulta ou impossibilita que ele inicie o movimento.