No caso da couve-flor, para mantê-la bem branquinha mesmo após cozida, adicione um pouco de leite à água do cozimento. Porém, você também pode fazer o processo de “branqueamento” com o choque térmico, assim como faz com o brócolis. Ferva os legumes por três minutos apenas para escaldá-los.
A melhor forma de cortar é virando a couve-flor de ponta cabeça: com a ponta da faca, vá destacando os floretes. Também é mais fácil lavar depois de cortada.
Para este primeiro método, você vai precisar de um ralador. A primeira coisa que faço é cortar a cabeça da couve-flor em dois. Então, com o lado médio dos orifícios, começo a ralar a cabeça da couve-flor. Repita até que toda a cabeça de couve-flor este ralada.
No processo de higienização deve-se retirar folha por folha da hortaliça, eliminando as amassadas, murchas ou com ranhuras, lavar folha a folha em água corrente. Use uma bacia com água e o sanitizante, a nutricionista indica o hipoclorito de sódio em uma solução com água.
Para cada litro de água, é indicado usar uma colher de água sanitária e deixar de molho por 15 minutos. Em seguida, é preciso enxaguar novamente em água corrente. “A água corrente faz com que resíduos de terra, ovos de insetos e lagartas se desprendam das folhas e dos alimentos", alerta Luciana.
Como limpar corretamente frutas, legumes e verduras contra vírus, bactérias e fungos? O que mais se utiliza é o hipoclorito de sódio (água sanitária) diluído em água. É o mais barato para limpeza. A solução pode ser feita com duas colheres de sopa (em torno de 20 ml) de hipoclorito de sódio para cada litro de água.
No caso da água sanitária, deve ser utilizado 5 ml (1 colher de sopa rasa) em 1 (um) litro de água. Os morangos devem ficar em contato com essa solução por 10 minutos. Em seguida, devem ser enxaguadas em água potável. E deixá-los secar antes de armazenar.
Deixe as uvas de molho. Coloque-as em uma tigela e cubra-as com água fresca. Deixe por cinco a dez minutos para remover as bactérias e os pesticidas da fruta. Evite deixar as uvas de molho na pia, pois pode haver bactérias no local. Caso não tenha uma tigela, limpe a pia antes de usá-la.
A nutricionista também orienta a usar uma escovinha para lavar a sujeira das frutas e legumes, como abacaxi, chuchu, laranja e etc. “Esses alimentos são mais porosos e podem alojar sujeira”, acrescenta. ... Observar bem o rótulo da água sanitária, pois deve ser usada a específica para comidas.
Bicarbonato de sódio Para usar esse método, basta colocar água suficiente para cobrir as frutas e colocar 1 colher de sopa de bicarbonato para cada 1 L de água usado. Em seguida, deixe-as de molho por 15 minutos e enxague bem em água corrente.
Lavar bem as frutas, legumes e verduras em água corrente, com esponjas macias e detergente neutro, já promove a limpeza dos resíduos químicos, procedimentos também recomendados para os alimentos orgânicos ”.
Alho e cebola: se lavar antes de utilizar, eles estragam mais rápido. Retire as cascas secas mais externas. Como são usados sem casca e quase sempre cozidos, não precisa lavar. Mas se quiser, lave apenas na hora de usar, sob água corrente.
Como lavar corretamente frutas e verduras