- Explorar o alfabeto em jogos, letras móveis, forcas, bingos, preguicinhas, dominós, listas, ditados de letras, e outros. - Leitura de histórias e demais narrativas com posterior reconto oral e escrito. - Atividades de escrita espontânea de palavras.
- Ter contato com diferentes gêneros textuais; - Conversar sobre a função da escrita; - Utilizar letras móveis para pesquisar nomes, reproduzir o próprio nome ou dos amigos; bingo de letras; - Produção oral de histórias; - Textos coletivos tendo o professor como escriba; - Comparar e relacionar palavras; - Atividades ...
Há muitas atividades que o professor pode realizar para ajudar a criança a construir a consciência fonológica e o conhecimento das letras, entre elas: jogos de linguagem, brincadeiras cantadas, trabalho com parlendas, quadrinhas, trava-línguas e poemas.
O lúdico enriquece o vocabulário, aumenta o raciocínio lógico e leva a criança a avançar em suas hipóteses. Dessa forma, ela desenvolve o processo de ensino aprendizagem, se alfabetiza e de forma divertida e dinâmica .
Na interação, ao exercer um intercâmbio de relações da criança com os jogos e com os colegas possibilita momentos de aprendizagem interativa, que aumenta a capacidade de sociabilidade, foco de atenção, melhora da linguagem oral e escrita, aumenta sua capacidade de percepção, criatividade, desenvolve capacidade de criar ...
O uso de jogos pode despertar nas crianças a motivação, a expressividade, a ima- ginação, a linguagem comunicativa, a atenção, a concentração, o raciocínio lógico, e podem englobar diferentes áreas do conhecimento, por isso constitui-se em um recurso de ponta no processo de alfabetização/letramento.