Idosos que tivessem resultados positivos em três ou mais dos cinco itens avaliados para identificação do fenótipo são considerados frágeis; aqueles com um ou dois resultados positivos, pré-frágeis; e aqueles com todos os testes negativos para fragilidade são considerados robustos ou não-frágeis.
O idoso frágil não é simplesmente uma pessoa com idade avançada, mas sim, um idoso com massa e força muscular reduzida, baixa energia para as atividades cotidianas ou sensação de exaustão, que apresenta perda involuntária de peso e marcha lentificada.
Está diretamente relacionada a dependência funcional, institucionalização e elevada mortalidade. Para identificar a existência de fragilidade, alguns sintomas devem estar presentes como a perda de peso involuntária, exaustão, fraqueza, diminuição da velocidade da marcha e do equilíbrio e diminuição da atividade física.
Essa condição de fragilidade varia de acordo com os hábitos que o indivíduo teve durante a fase adulta. É comum que, durante a velhice, a pessoa diminua o ritmo e reduza a quantidade de atividades diárias, entretanto, alguns comportamentos não são normais e, geralmente, são consequências da saúde mental fragilizada.
Osteoporose é uma doença dos ossos, caracterizada por redução da densidade mineral, ou seja, diminuição da quantidade de cálcio nos ossos. Já a sarcopenia refere-se a uma diminuição da massa muscular. Ambas podem estar relacionadas com alterações hormonais e / ou nutricionais.
A osteopenia se caracteriza por um desarranjo na microarquitetura do osso, levando a uma diminuição e fragilidade da densidade mineral óssea. Ela vai surgir quando menos de 30% da massa óssea foi perdida.