Como agem os farmacos opiides? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Os opióides atuam a nível celular ligando-se aos receptores opióides presentes em todo sistema nervoso central (SNC), especialmente no núcleo do trato solitário, área cinzenta periaquedutal, córtex cerebral, tálamo e substância gelatinosa da medula espinhal.
Como são classificados os opioides?
De acordo com a ação no receptor, os opióides classificam-se em: Agonistas ---- morfina, meperidina, alfaprodina, fentanil, alfentanil, sufentanil, fenoperidina, codeína, hidromorfona, oximorfona, metadona e heroína. Antagonista - naloxona e naltrexona.
Qual a indicação terapêutica dos opióides?
Analgésicos opioides são indicados para alívio de dores moderadas a intensas, particularmente de origem visceral. Em doses terapêuticas são razoavelmente seletivos, não havendo comprometimento de tato, visão, audição ou função intelectual.
Quais os efeitos dos opióides?
Efeitos colaterais dos opioides Os efeitos colaterais mais comuns são geralmente sonolência, constipação, náuseas e vômitos. Alguns pacientes também podem apresentar tontura, prurido, alterações mentais (como pesadelos, confusão e alucinações), respiração lenta ou superficial ou dificuldade para urinar.
São exemplos de analgésicos opioides?
Os opioides mais comumente usados no tratamento da dor oncológica são:
Tramadol.
Hidromorfona.
Metadona.
Morfina.
Oxicodona.
Hidrocodona.
Oximorfona.
Fentanil.
Mais itens...
O que é um antagonista opióide?
Antagonistas opioides São fármacos que têm o efeito de bloquear os receptores opioides, impedindo opioides endógenos ou administrados de actuar. Naloxona -Usada em casos de overdose para evitar depressão respiratória fatal.
Qual droga é capaz de antagonizar o efeito dos opióides?
Esse grupo de drogas possui afinidade com os receptores opióides, porém apresenta baixa atividade intrínseca comparada aos agonistas puros. Pela sua baixa atividade intrínseca, os agonistas parciais são capazes de reduzir ou mesmo antagonizar a ação dos agonistas puros no receptor opióide.
O que é opioides exógenos?
Os opioides, quer sejam endógenos (produzidos pelo próprio organismo) ou exógenos (administrados externamente), unem-se de forma específica e reversível a esses receptores, produzindo deste modo as suas ações biológicas. Os opioides endógenos são péptidos (pequenas proteínas).
Quais são os opioides fracos?
Os opioides fracos disponíveis no SUS são a codeína e a morfina em baixas doses (30 mg/dia).
Quais os principais efeitos farmacológicos dos opioides?
Analgesia: os opioides reduzem a dor em ambos os seus componentes, o sensitivo e o emocional. São eficazes na dor aguda e na dor crônica; Euforia e disforia: são necessárias maiores doses do que para causar analgesia. Em pacientes com dores crônicas não ocorre em geral este efeito.
Quais efeitos adversos dos opioides?
Apesar disso, o emprego de opioides é limitado por efeitos adversos como constipação, náusea, vômitos, depressão respiratória, sedação, entre outros menos comuns.