Soluções práticas para abafar o barulho dos vizinhos e da rua
Como melhorar o isolamento acústico da casa?
Para minimizar o desconforto dos moradores dos apartamentos mais próximos a essas fontes de ruído, a principal saída é isolar os ambientes onde o barulho acontece. Salões e academias podem, por exemplo, dispor de forros acústicos (de fibra mineral, lã de vidro ou espuma) que ajudam a absorver as ondas sonoras.
O profissional explica que, para amenizar sons produzidos pelo vizinho de cima, o morador pode utilizar um forro com manta acústica (lã de rocha ou lã de vidro) no entreforro (entre o teto e o forro criado). Deve-se ter cuidado com as pontes acústicas, tais como as luminárias, estarão inseridas.
Na verdade, o melhor a fazer é já prever o isolamento acústico na construção da casa ou do edifício. Aqui, os riscos de instalar e não funcionar caem por terra. Em todo caso, a melhor solução é o forro de gesso duplo com lã de rocha de 32kg/m3, com 2 polegadas de lã de 64kg/m3 e 2 polegadas.
Para vedar melhor a entrada do barulho, uma solução é trocar as portas e janelas por caixilhos acústicos feitos normalmente de PVC ou alumínio, e compostos por vidros duplos ou triplos, que não deixam o ruído externo passar. Só que estas janelas tem um custo muito mais alto que as comuns.
Seja em interiores ou exteriores, procure se mover sobre materiais que o ajudem a evitar ruídos.
Portas de madeira maciça também proporcionam isolamento acústico. Caso o ruído passe facilmente através das paredes internas, a dica é apostar em revestimentos acústicos. Materiais como placas de lãs de rocha, painéis de madeira e placas de gesso acartonado ajudam muito.
Soluções para resolver problemas vão desde conversas amigáveis com os vizinhos até reformas para evitar o barulho
Traga lanches e bebidas para o quarto. Esconda tudo embaixo da cama, caso seus pais possam abrir o seu armário durante o dia. Pegue bebidas com cafeína caso você sinta sono ou cansaço. Escolha alimentos que não farão barulho, como pão ou frutas cortadas em vez de cereal ou salgadinhos.
O nível máximo de som permitido é de 70 decibéis no período diurno, de 6h às 22 horas. No horário noturno, compreendido entre 22h e 6h, o nível máximo de som é de 60 decibéis. De acordo com a Lei nº 9.