Esgrima é a mais antiga arte marcial do Ocidente, na qual os competidores lutam com espada. O objetivo é tocar o adversário e ao mesmo tempo evitar ser tocado por ele. Em cada esgrimista existe um fio preso na espada que se conecta a um aparelho para marcar quantas vezes a arma tocou no adversário.
A esgrima é um esporte de combate em que os competidores (esgrimistas) utilizam armas brancas (florete, sabre e espada) para atacar e defender. Relatos da prática da esgrima remontam o século XVI.
Marchar: movimento para o atleta avançar. Romper: movimento para o atleta recuar. Afundo: ataque do atleta sobre o adversário, com o alongamento do braço e a movimentação da perna à frente. Flecha: ataque veloz para pegar o adversário de surpresa.
Foi na França do século XVII que surgiram as primeiras escolas de esgrima. Novos golpes foram criados e o ensino do combate era feito em pistas pintadas no chão.
Em 1852, mestres da École de Joinville, na França, estabeleceram regras e criaram a esgrima atual.
A esgrima começou no Brasil durante o período imperial devido ao interesse de Dom Pedro II na modalidade. Em 1858, é estabelecida a esgrima regimentalmente para os cursos de Infantaria e Cavalaria da Escola Militar de Realengo e ocorre a fundação de uma escola de esgrima no Batalhão de Caçadores de São Paulo.
Origem da esgrima crioula Estima-se que tenha surgido no século XVIII nos Pampas. Ela era utilizada principalmente na caça, no abate de animais e, muito mais tarde, se tornou uma luta. Sendo usada tanto a pé quando montado a cavalo.
Os antigos egípcios inventaram as frações a cerca de 5000 anos atrás.
de 1896
A esgrima é praticada com três tipos de arma: o florete, a espada e o sabre. Cada uma possui sua regra, zona de pontuação e forma de toque, sendo que, na espada e no florete, o toque só pode ser de ponta e, no sabre, com a ponta, o corte e o contra-corte.
Significado de Florete substantivo masculino Espada fina, comprida, muito leve, sem gume, e própria para a esgrima: assalto de florete.
Significado de Torso substantivo masculino Conjunto constituído pelas espáduas, pelo tórax e pela parte superior do abdome; tronco. [Artes] Escultura que representa o corpo humano sem cabeça nem membros.
substantivo masculino Arma branca, reta ou encurvada, com um só gume: sabre de abordagem, de cavalaria, de infantaria. Espada curta com somente um fio; terçado. Etimologia (origem da palavra sabre). Do alemão Sabel, pelo francês sabre.
O sabre é uma arma mais flexível, o que torna o jogo muito mais rápido e movimentado. O contato válido é da cintura para cima - incluindo os braços - e golpes não só com a ponta, mas também com o lado da lamina, são válidos. A espada é uma arma um pouco mais pesada e mais dura do que as demais e seu jogo, o mais lento.
Qual o maior sabre para motosserra
A palavra espada é comumente usada para se referir a uma série de "armas brancas" longas, formadas por uma lâmina e uma empunhadura para uma ou duas mãos; abrangendo, por extensão, objetos como o sabre, o florete, o gládio, o espadim e a katana, dentre outros.
Para um oficial das Forças Armadas, a espada representa não só a autoridade como também a vida militar a ser descortinada. ... Utiliza-se a espada –Kataná- como arma cerimonial e seu treinamento e sua disciplina consistem em dominar o desembainhar, o corte e o embainhar dessa arma.
Tinha uma orelha para ser cortada e uma espada precisava estar preparada e na mão da pessoa certa, isto é Pedro. Jesus mandou conseguir a espada para um determinado fim, não era para se defender dos inimigos, observa-se que os que com ele estava perguntou se deveriam ferir os opositores.