Após a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi dividida em Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental em consequência da bipolarização mundial. ... Esse muro dividiu fisicamente as Alemanhas e foi o principal marco da Guerra Fria e da separação do mundo entre as duas ideologias contrárias, o capitalismo e o socialismo.
O Muro de Berlim foi construído, em 1961, como parte de uma decisão da Alemanha Oriental e da União Soviética para isolar Berlim Ocidental e impedir que a população da Alemanha Oriental mudasse-se para o outro lado. ... O muro foi derrubado, em 1989, com o colapso do bloco comunista na Europa.
A unificação alemã alterou completamente as estruturas de poder existentes na Europa, vigentes desde o Congresso de Viena de 1814 e 1815. A Alemanha transformou-se na nação hegemônica do continente europeu, e o desfecho da Guerra Franco-Prussiana amargou as relações entre as duas nações.
O nacionalismo alemão é uma ideia nacionalística, mais comum a extrema-direita alemã, que afirma que os alemães são uma nação e promove a unidade cultural dos alemães e que entrou em contradições internas nos anos 40.
Os termos impostos à Alemanha incluíam a perda de uma parte de seu território para um número de nações fronteiriças, de todas as colônias sobre os oceanos e sobre o continente africano, uma restrição ao tamanho do exército e uma indenização pelos prejuízos causados durante a guerra.
O Tratado de Versalhes foi um de vários acordos de paz assinados após a Primeira Guerra Mundial. Esse conflito estendeu-se de 1914 a 1918 e resultou na morte de 10 milhões de pessoas, além de uma gigantesca destruição material nos países que se envolveram com nele.
Perdas territoriais da Alemanha devido ao Tratado de Versalhes, 1919. ... A oeste, a Alemanha devolveu a região da Alsácia-Lorena à França; aquela área havia sido tomada dos franceses pelos alemães cerca de 40 anos antes. A Bélgica recebeu as cidades de Eupen e Malmedy.
Tratado de Versalhes foi o acordo de paz dado entre britânicos, franceses e alemães. Seus termos foram duros e contribuíram para o surgimento de ideologias políticas radicais. Os acordos que deveriam dar fim aos conflitos da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) serviram para que um clima de rivalidades se agravasse.
Os soldados foram em clima de festa para as frentes de batalha da Primeira Guerra Mundial, acreditando que voltariam para casa em poucas semanas. ... Em 1917, os EUA declararam guerra à Alemanha, alegando lutar contra o autoritarismo e o militarismo.
O Tratado de Brest-Litovsk marcou o fim da participação da Rússia na Primeira Guerra e, na prática, encerrou o conflito no Leste Europeu.