A organização da Enfermagem na Sociedade Brasileira começa no período colonial e vai até o final do século XIX. A profissão surge como uma simples prestação de cuidados aos doentes, realizada por um prupo formado, na sua maioria, por escravos, que nesta época trabalhavam nos domicílios.
O ensino de Enfermagem foi oficialmente instituído no Brasil com a criação da Escola Profissional de Enfermeiros e Enfermeiras, conforme o Decreto Federal n° 791, de 27 de setembro de 1890, do Governo Provisório da República dos Estados Unidos do Brasil (RESENDE, 1961).
Em 1892 foi instalado em São Paulo o "Hospital Evangélico", para estrangeiros, hoje Hospital Samaritano, com um corpo de enfermeiras inglesas oriundas de escolas orientadas por Florence Nightingale. ... Foi equiparada à Escola de Enfermeiras "Ana Neri", conforme Dec. pelo Dec.
O símbolo da Medicina, na verdade, é uma serpente enrolada ao bastão de Esculápio, ou Asclépio, nome do deus que simbolizava a Medicina na mitologia grega. ... Assim, a mitologia grega o colocou como deus da Medicina. Mais tarde, seu bastão com a serpente enrolada se tornou o símbolo da Medicina.