Dois moradores da região noroeste paulista sobreviveram a tragédia e contam como estão atualmente. Onze pessoas seguem desaparecidas.
→ Danos ambientais Além das mortes de seres humanos, a tragédia em Brumadinho desencadeou a morte de vários outros animais e da vegetação. Assim que a barragem se rompeu, uma grande avalanche de lama formou-se, arrastando a fauna e também a flora local.
Em razão da grande quantidade de lama que foi depositada na região, o solo terá sua composição alterada, o que pode prejudicar o desenvolvimento de algumas espécies vegetais. Além dessa alteração, quando a lama seca, forma uma camada dura e compacta, que também afeta a fertilidade do solo.
Rompimento da barragem de Brumadinho Foram 11,7 milhões de metros cúbicos, um mar de lama que causou mortes, destruição e prejuízos incalculáveis no meio ambiente. No momento do rompimento da barragem, as sirenes de alerta não foram acionadas, fato que contribuiu imensamente para a contagem final de 250 mortos.
25 de janeiro
RIO — Um estudo técnico contratado por um escritório de advocacia que atende à Vale confirmou que a causa do rompimento da barragem da mineradora em Brumadinho, em Minas Gerais, foi a “liquefação”. O fenômeno ocorre quando um material sólido passa a se comportar como fluido.
O rompimento da Barragem do Fundão, na cidade mineira de Mariana, foi uma violação de direitos humanos de excepcional gravidade. Essa é a conclusão do relatório do Conselho Nacional de Direitos Humanos, publicado nesta sexta-feira (3), no Diário Oficial da União.
Prestes a completar um ano, ainda não foram encontradas ou identificadas 11 pessoas que foram atingidas pelos rejeitos da barragem da Vale no dia 25 de janeiro do ano passado. Ao todo, 270 morreram na tragédia.
Os impactos ambientais pelo rompimento da barragem são enormes, podendo destacar a contaminação de rios e mares pela lama, a morte de milhares de espécies de peixes, soterramento de nascentes, destruição da vegetação, comprometimento do solo, entre outros.
Diferentemente dos alagamentos, após a secagem dos líquidos o ambiente não volta ao normal. A presença de minerais como o ferro, o manganês, o arsênio e o chumbo podem diminuir a qualidade da água dos rios e contaminar também os peixes, persistindo na cadeia alimentar até chegar aos seres humanos.
Acúmulo de lama é uma das causas da ruptura de barragem, diz auditoria | Desastre Ambiental em Mariana | G1. Samarco, Vale e BHP apresentaram resultado de auditoria internacional. Estudo ainda aponta fatores como falha de drenagem, liquefação e tremores.
“Existem sistemas de monitoramento de riscos geotécnicos avançados, com equipamentos de gestão da integridade das barragens como acelerômetros, inclinômetros e satélites radares, por exemplo”, diz Singer. As autoridades brasileiras deveriam desempenhar um grande papel no quesito prevenção de tragédias.
Responsabilidade socioambiental é um conceito empregado por empresas e companhias que expressa o quão responsáveis são as mesmas para com as questões sociais e ambientais que envolvem a produção de sua mercadoria ou a realização de serviços, para com a sociedade e o meio ambiente, buscando reduzir ou evitar possíveis ...