As flexões de grau do substantivo expressam aumento (grau aumentativo) e diminuição (grau diminutivo). O grau aumentativo também pode indicar exagero, depreciação ou afeto, enquanto o grau diminutivo também pode indicar moderação, afetividade ou desdém.
* Flexão: curvatura ou diminuição do ângulo entre os ossos ou partes do corpo. * Extensão: endireitar ou aumentar o ângulo entre os ossos ou partes do corpo. * Adução: movimento na direção do plano mediano em um plano coronal. * Abdução: afastar-se do plano mediano no plano coronal.
Flexão, ou “dobrar”, envolve reduzir o ângulo entre as duas entidades que participam do movimento (ossos ou partes do corpo). Em contraste, extensão, ou “esticar”, envolve aumentar o respectivo ângulo.
Proximal: próximo da raiz do membro. Na direção do tronco. Distal: Afastado da raiz do membro. Longe do tronco ou do ponto de inserção.
1. Situado no meio. 2. [ Anatomia ] Situado mais próximo da linha mediana que divide longitudinalmente o corpo em lado direito e esquerdo, por oposição a lateral (ex.: o músculo grácil insere-se na face medial da tíbia).
Anterior ou ventral significa a superfície anterior do corpo ou mais perto do ventre. ... Medial é usado para indicar que uma estrutura esta mais perto do plano mediano do corpo, sendo que, este plano passa no centro de todo o corpo. Lateral indica que uma estrutura esta mais longe do plano mediano.
Mediano consiste no plano anatômico que se localiza na linha mediana exatamente acima do eixo sagital mediano. Médio consiste no plano horizontal entre o superior e o inferior ou entre o anterior e o posterior. E medial é o plano que se localiza bem próximo ao eixo sagital mediano.
Anatomia humana é o campo da biologia responsável por estudar a forma e a estrutura do organismo humano, bem como as suas partes. O nome anatomia origina-se do grego ana, que significa “parte”, e tomnei, que significa cortar, ou seja, é a parte da biologia que se preocupa com o isolamento de estruturas e seu estudo.
É dividida em anatomia macroscópica e anatomia microscópica; Seu estudo começou há 500 a.C.com dissecação de animais; Leonardo da Vinci é um dos grandes nomes dos estudiosos da anatomia humana; A anatomia do corpo humano tem algumas características, como: posição anatômica, planos anatômicos e eixos anatômicos.
Cabeça, crânio e face. Cérebro: cerebelo, tronco do corpo caloso, fórnix, medula oblonga, ponte e pedúnculo cerebral. Cavidade nasal: concha nasal superior, média e inferior, palato mole e glândula submandibular. Ossos: frontal, parietal, esfenoide e temporal.