Um total de 297 encíclicas foram publicadas pela Igreja católica no decorrer dos últimos séculos, algumas das quais marcaram a história da humanidade, como "Rerum novarum", publicada por Leão XIII em 1891, na qual eram denunciadas as condições de trabalho desumanas da classe operária.
Encíclica Christianae reipublicae. Vaticano: 1776. Tradução livre. In: www.vatican.va. CONCÍLIO VATICANO II.
CÓDIGO DE DIREITO CANÔNICO, promulgado por João Paulo II, Papa. Tradução Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. São Paulo: Loyola, 1987. 763 p.
O Código de Direito Canónico (em latim Codex Iuris Canonici; CIC) é o conjunto ordenado das normas jurídicas do direito canónico que regulam a organização da Igreja Católica Romana (de rito latino), a hierarquia do seu governo, os direitos e obrigações dos fiéis e o conjunto de sacramentos e sanções que se estabelecem ...
O direito canônico é o conjunto das normas que regulam a vida na comunidade eclesial. Diferentemente do direito romano, que disciplinava as relações no Império Romano, já extinto; o direito canônico está diretamente relacionado ao dia-a-dia de mais de um bilhão de católicos no mundo.
Paulus: São Paulo, 1997. CONSTITUIÇÃO PASTORAL GAUDIUM ET SPES.
Gaudium et Spes ("Alegria e Esperança" em latim) sobre a Igreja no mundo contemporâneo é a única constituição pastoral e a 4ª das constituições do Concílio Vaticano II. Trata fundamentalmente das relações entre a Igreja Católica e o mundo onde ela está e atua.
CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. 3ª. ed. Petrópolis: Vozes; São Paulo: Paulinas, Loyola, Ave-Maria, 1993.
Eis alguns dos documentos mais importantes do Vaticano II: Apostolicam actuositatem; Ad Gentes; Christus Dominus; Dignitatis humanae Dei Verbum; Gaudium et Spes; Lumen Gentium; Optatam totius; Presbyterorum Ordinis; Sacrossanctum Concilium e Unitatis Redintegratio.
Foi clarificada a relação entre a Revelação divina e a Tradição e foi também impulsionada a liberdade religiosa, uma nova abordagem ao mundo moderno, o ecumenismo, uma relação de tolerância com os não cristãos e o apostolado dos leigos.
Muitas novidades apareceram nas questões teológicas e na hierarquia da Igreja. O papa, por exemplo, aceitou dividir parte de seu poder com outros cardeais. E as missas passaram a ser rezadas na língua de cada país – antes eram celebradas sempre em latim! Na questão dos costumes, porém, o encontro foi pouco liberal.
O Concílio Vaticano II reafirmou várias verdades eclesiológicas, sendo os seus juízos registrados na constituição dogmática "Lumen Gentium". A história evidencia a Igreja como realidade divino-humana. ... Assim a história reconhece nela a ação divina que a conduz e lhe dá orientação. Não pare agora...
No dia 18 de julho de 1870, a Igreja Católica adotou o dogma da infalibilidade dos papas em questões referentes à fé cristã. O dogma da infalibilidade foi instituído pelo Concílio Vaticano 1°, convocado por Pio 9º. ... O dogma da infalibilidade foi instituído pelo Concílio Vaticano 1° (1869-70), convocado por Pio 9º.
João XXIII ou São João XXIII; O.F.S., nascido Angelo Giuseppe Roncalli (Sotto Il Monte, 25 de novembro de 1881 — Vaticano, 3 de junho de 1963) foi Papa de 28 de outubro de 1958 até à data da sua morte.
3 de junho de 1963
João XXIII
João Paulo I, nascido Albino Luciani (Canale d'Agordo, 17 de outubro de 1912 — Vaticano, 28 de setembro de 1978) e oriundo de família humilde, foi Papa da Igreja Católica. Governou a Santa Sé durante apenas 33 dias, entre 26 de agosto de 1978 até a data da sua morte.
3 de junho de 1963
papa Paulo VI
Papa João Paulo II – Wikipédia, a enciclopédia livre.
cinco anos