Verificado por especialistas. São ocupadas 3 camadas. Como são 18 elétrons, ocupam 3 camadas, K, L e M.
quarto período
Morris William Travers
Kr
1898
Gás nobre
83,798 u
Desses, o mais problemático é o iodine-131, que pode ser absorvido pela tireóide quando inalado, causando câncer e leucemia. Gases como krypton-85 e xenon-133 não interagem com ossos ou tecidos mas são altamente instáveis e podem causar outros danos ao organismo.
Gás nobre
Gás nobre
Pertencente à família dos gases nobres da classificação periódica dos elementos (18 ou 8A), o Xenônio se apresenta como gás inodoro, de peso elevado e incolor.
54
Encontram-se traços de xenônio na atmosfera terrestre, aparecendo em uma parte por vinte milhões. O elemento é obtido comercialmente por extração dos resíduos do ar líquido. Este gás nobre é encontrado naturalmente nos gases emitidos por alguns mananciais naturais.
O oxigênio possui número atômico (Z) igual a 8, ou seja, possui 8 prótons e 8 elétrons quando está em seu estado fundamental. Sua distribuição eletrônica é: 1s² 2s² 2p4 2 p 4 . Isso significa que o oxigênio apresenta 6 elétrons na camada de valência (2 + 4).
Logo, compõem a família IIA da Tabela Periódica. O neônio e o argônio apresentam 8 elétrons em sua camada de valência, fazendo parte, por isso, da família VIIIA.
A camada de valência necessita, na maior parte dos átomos, de 8 elétrons para que seja estável. Essa é a teoria do octeto. Quando não há estabilidade, os átomos tendem a fazer ligações químicas com elementos que possam proporcionar os elétrons faltantes.