Felizmente, algumas pessoas trilharam um caminho para passear no campo das emoções. Paul Ekman, psicólogo, liderando uma pesquisa sobre emoções, pesquisou mais de 100 cientistas e usou os dados coletados para desenvolver o que é conhecido como o Atlas das Emoções.
Quer ampliar a consciência, mudar a visão da vida e encontrar novas informações para auxiliar no crescimento pessoal? As frases de efeito são famosas por ajudar no processo de transformação e abertura de caminhos por meio de energias positivas. Selecionamos 55 opções para leitura pessoal, mensagens e publicações nas redes sociais!
Dê um tempo. Quando você se sente frustrado, afaste-se da situação perturbadora, isso pode ajudar a evitar reações instantâneas ou explosões de raiva. Tente dar um passeio ou ouvir uma música relaxante. Enquanto estiver fora do contexto, dedique alguns minutos para pensar sobre o que está causando sua raiva. A situação tem outros pontos de vista? Você pode fazer algo para melhorar?
A tristeza contém desapontamento e angústia. A intensidade desses estados varia: Podemos sentir um desapontamento leve ou forte. Todos os estados de tristeza são desencadeados por uma sensação de perda.
Segundo Damasio, o que ele chama de emoções primárias são reações fisiológicas automáticas e inatas que, como propostas por James, são produzidas por um estímulo (uma resposta emocional). Essas emoções, que também estão presentes nos animais, são básicas para a nossa sobrevivência, porque nos permitem alcançar objetivos úteis, como se esconder de um predador ou lutar contra um adversário. No entanto, o processo continua depois que o corpo reage. Isso define a emoção primária. O próximo passo é sentir a emoção conectada ao estímulo original (pensamento consciente). Através dessas associações e reações mentais, obtemos emoções mais flexíveis, baseadas em nossas crenças anteriores de experiência pessoal (experiência subjetiva). Experimentar emoções nos permite:
A alegria contém paz e êxtase. A intensidade desses estados varia. Podemos sentir uma paz leve ou profunda, porém só podemos sentir um êxtase intenso. Todos os estados de alegria são desencadeados por uma sensação de conexão e/ou prazer sensorial.
Procure apoio. Isso é mais fácil falar do que fazer quando se está no fundo do poço. Tente se lembrar das pessoas em sua vida que cuidam de você e provavelmente querem ajudá-lo. A dor no coração pode diminui com o tempo, mesmo que isso pareça impossível no momento. Se sua tristeza persistir ou começar a ter um impacto significativo na vida cotidiana e trazer dificuldades no trabalho, na escola ou na manutenção de seus relacionamentos, pode ser útil conversar com um psicólogo ou psicóloga.
Algumas pessoas usam umas às outras como usam suas roupas ou suas jóias. Não importa se estão ferindo ou magoando outras. Neste mundo onde uns jogam os outros às feras, ninguém pensa no sentimento alheio. Se cada um procurar não ferir uma flor, talvez o mundo dos humanos fosse mais colorido e tivesse mais amor.
As emoções podem ser complicadas. Em certas situações, alguns podem reagir intensamente, enquanto outros nem tanto. Emoções conflitantes estão presentes a todo momento, mas elas possuem um propósito, mesmo sendo negativas. Em vez de tentar mudar as emoções que você experimenta, pense em como você reage a elas. Geralmente são as reações que criam os conflitos, não as próprias emoções.
Leia mais: frases de Cora Coralina e frases de Dalai Lama.
São aquelas que têm o potencial de mexer com as pessoas por promoverem autoconhecimento, reflexão, incentivo, fé, gratidão, coragem e determinação. Portanto, cada um tem suas preferências, de acordo com o seu momento de vida. Inspire-se na nossa lista de frases de efeito:
Procure se distrair do medo. Às vezes, o medo pode se tornar tão esmagador que fica difícil pensar em outra coisa. Mas ruminar, ou deixar os mesmos pensamentos se repetirem, pode ter um impacto negativo no seu estado emocional, além da possibilidade de piorar o medo. Se você se sentir concentrado em uma preocupação ou fonte de estresse, tente uma distração. Ouça um audiolivro ou podcast, cozinhe uma receita na qual você precise se concentrar, faça uma caminhada ou corrida ouvindo músicas que goste.
Expresse sua raiva de forma construtiva. Você pode evitar falar sobre sua raiva para ajudar a evitar conflitos. Internalizar pode parecer uma estratégia segura, mas sua raiva pode inflamar e acabar explodindo em forma de sintomas negativos. Isso pode afetar seus relacionamentos interpessoais, bem como seu bem-estar emocional. Em vez disso, reserve um tempo para respirar um ar puro, se necessário, e tente expressar seus sentimentos com calma e respeito.
A Malu Pires é uma marca de chapéus de palha e bolsas sofisticadas, feitos à mão e com amor, que oferece acessórios elegantes, atemporais e sempre atuais. Nascida no Brasil, mas feita para o mundo. De corpo e alma.
O medo é uma emoção totalmente comum – e que provavelmente impediu que seus ancestrais fossem comidos vivos – mas há coisas que você pode fazer para lidar melhor com ele.
Algumas emoções e sentimentos podem anular a felicidade e seus sentimentos relacionados, se for o caso, tente verificar o que pode estar atrapalhando o surgimento desse sentimento, como:
Racionalize o medo. Reserve um momento para pensar em seu medo. Existe algo que você possa fazer sobre isso? Isso pode realmente prejudicá-lo? Qual a pior coisa que poderia acontecer se seu medo se tornasse realidade? O que você faria nesse cenário? Esse medo é real? Saber como você lidaria com seu medo pode ajudá-lo a sentir menos medo.
Concentre-se em encontrar uma solução. A raiva é complicada porque pode fazer você se sentir impotente. Tentar resolver o problema que está causando sua raiva pode ajudar a aliviar essa frustração. Você pode não conseguir solucionar todas as situações que te deixam com raiva, mas geralmente é possível fazer algo para melhorar. Converse com as pessoas envolvidas, pergunte o que elas pensam e trabalhem juntos. Também é válido tentar pedir a opinião de seus entes queridos. Perspectivas diferentes podem ajudá-lo a considerar soluções que você pode não ter visto.
A raiva geralmente surge quando você experimenta algum tipo de injustiça. Essa experiência pode fazer você se sentir ameaçado, preso e incapaz de se defender. Muitas pessoas pensam na raiva como algo negativo, mas é uma emoção normal que pode ajudá-lo a saber quando uma situação se tornou tóxica.
James entendeu que, como resposta a um estímulo ou experiência, uma reação fisiológica é causada (uma mudança no estado físico – transpiração, respiração, frequência cardíaca etc.) e essa reação gerou uma emoção ou estado emocional (cognitivo, social, avaliações contextuais e ambientais). Em outras palavras, se encontrarmos um urso, primeiro corremos e depois sentimos medo. Naquela época, as ideias de James não foram muito aceitas, no entanto, o médico neurologista Antonio Damasio posteriormente reavaliou suas descobertas e acrescentou o conhecimento mais moderno de neurociência.
Em 1872, Charles Darwin publicou seu estudo sobre a expressão de emoções em animais e humanos, onde argumentou que as emoções motivam as pessoas a responder rapidamente a um estímulo de seu ambiente, o que, por sua vez, aumenta a probabilidade de sobrevivência. Naquele momento, ele argumentou que as emoções nos levam a reagir fisicamente. Por exemplo, se encontrarmos um urso, sentimos medo e esse medo nos faz correr. No entanto, em 1884, o psicólogo William James propôs ideias revolucionárias, embora controversas, sobre emoções e sentimentos.