in Aprenda definitivamente a usar a vírgula com 4 regras simples, no blogue do autor Português? É fácil!
A vírgula separa orações subordinadas adverbiais, que introduzem uma circunstância, quando aparecem antes da oração principal. A vírgula separa também orações reduzidas do gerúndio, particípio e infinitivo, quando equivalem a orações adverbiais.
Na separação de orações que indicam condições, se estiverem depois da oração principal (subordinadas adverbiais pospostas):
Expressões intercaladas na oração que indiquem explicação, continuação, conclusão, oposição:
A vírgula separa termos enumerados ou repetidos, quando não há uma conjunção separando esses termos (e, ou, nem) e quando esses termos têm a mesma função sintática.
A vírgula isola expressões intercaladas na oração, como: por exemplo, contudo, todavia, além disso, logo e enfim, entre outras, usadas para expressar oposição, explicação, conclusão.
A vírgula separa orações que estão ligadas por conjunções (orações coordenadas sindéticas), fora as orações introduzidas pela conjunção e. Usa-se a vírgula, por exemplos, antes das conjunções: mas, porém, contudo, no entanto, logo, portanto, pois, porque.
Orações ligadas por conjunções sem ser a conjunção e (adversativas: mas, porém, todavia, contudo, no entanto, entretanto; conclusivas: portanto, por isso, logo, pois, então):
O correto uso da vírgula causa muitas dúvidas, porque há situações em que o seu uso é obrigatório, outras em que é proibido e outras ainda em que é facultativo.
No interior de uma oração, o uso da vírgula serve para separar e isolar termos. Entre orações, a vírgula é usada para separar diferentes ideias, tornando os textos mais claros e estruturados. Entenda as funções da vírgula:
A vírgula é usada também em inversões, separando termos que não estão na ordem direta da frase. Isso acontece, por exemplo, quando se põe um elemento da frase em destaque, aparecendo antes do verbo.
SAIBA MAIS: Plano de aula exclusivo para cadastrados sobre pontuação
Professor brasileiro de Literatura, Filosofia e História da Arte para turmas de Ensino Médio de uma escola privada em Bento Gonçalves (rio Grande do Sul), formado em Letras (Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) pela Universidade de Caxias do Sul. É editor dos blogues Lendo.org e Português? É fácil!
Na separação das conjunções no entanto, entretanto, por isso, porém, contudo, portanto e todavia, quando estão no início da frase:
Leia também: Quando usar a vírgula antes de mas e a vírgula antes de ou?
A vírgula nunca é utilizada entre os termos essenciais e os termos integrantes de uma oração. Não há vírgula…
Há situações em que o uso da vírgula é facultativo, ou seja, a vírgula poderá ser usada ou não, estando as duas formas corretas. Isso acontece nas seguintes situações: