1918
Europa
O território foi reordenado segundo as diferenças étnicas, linguísticas e religiosas, dando origem a seis repúblicas que, juntas, formavam a então Iugoslávia: Eslovênia, Croácia, Sérvia, Bósnia-Herzegovina, Montenegro e Macedônia. A mais importante delas era a Sérvia, que incluía as províncias de Kosovo e Voivodina.
No início do século 19, a Península Balcânica estava dividida entre o Império Turco-Otomano - que controlava a Sérvia, a Macedônia, o Kosovo e o Montenegro (ou seja, o sul e o leste) - e o Império Austro-Húngaro, que dominava a Eslovênia, a Croácia, a Bósnia-Herzegovina e a Voivodina (ou seja, o norte e o oeste).
A maior parte da península é coberta de montanhas; o nome “Bálcã” significa “montanha” no idioma turco. As únicas planícies extensas aparecem na Romênia e na Bulgária. O rio Danúbio é a mais importante via hídrica da região. O norte da península tem invernos gelados, com neve, e verões quentes.
Vários países compõem hoje a região: Albânia, Grécia, parte da Turquia na Europa, Romênia, Bulgária, além das repúblicas que compunham a ex-Iugoslávia: Eslovênia, Croácia, Bósnia-Herzegovina, Montenegro, Macedônia, Sérvia e, desde fevereiro de 2008, Kosovo.
A crise no Marrocos foi desencadeada pela ambição de várias potências colonialistas e por acordos secretos entre Inglaterra e França e aspectos conflituosos entre a Alemanha e a França, que disputavam o direito de explorar as riquezas da região marroquina.
Desde o início das civilizações clássicas a Península Balcânica foi alvo de disputas entre diferentes povos (gregos, romanos, macedônios, etc.), devido à sua posição estratégica entre os continentes da Europa, África e Ásia, no Mar Mediterrâneo. Na época do imperialismo dos séculos XIX e XX não foi diferente.
(UFRN) Em 1914, a crise balcânica atingiu um momento de grande tensão, quando a Áustria e a Sérvia entraram em atrito devido ao (à): Patrocínio da independência da Albânia pela Áustria, privando a Sérvia de uma saída para o mar. ... Tentativa da Áustria de anexar a Sérvia.
Ameaçada pelas ambições sérvias na tumultuada região dos Bálcãs da Europa, a Áustria-Hungria determinou que a resposta adequada para os assassinatos era uma possível invasão militar da Sérvia. ... Desta maneira, a Áustria-Hungria declarou guerra à Sérvia.
Em 1º de agosto de 1914, o Império Austro-húngaro declarou guerra à Sérvia, por conta do atentado ao herdeiro de seu trono. ... Com o apoio da Rússia à Sérvia, a Alemanha se colocou ao lado do Império Austro-húngaro contra a Rússia, obrigando França e Inglaterra a entrarem no conflito.
A gota d'água para o conflito travado entre 1914 e 1918 foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando. ... Após o crime, o Império Austro-Húngaro culpou a Sérvia por não ter evitado o atentado e declarou guerra ao país no dia 28 de julho.